A cor branca conseguiu empatar com a prata no quesito mais popular em
vendas no mundo dos carros. De acordo com a tradicional pesquisa Global
Automotive Color Popularity Report, realizada pela DuPont – entre as
principais fornecedoras de tinta automotiva no mundo —, um aumento
substancial na popularidade do branco/branco pérola globalmente em 2011
permitiu superar as antigas rivais preto e cinza, juntando-se ao prata
no topo do ranking mundial de cores no relatório deste ano. Isso porque a
procura desse tom cresceu no segmento de luxo.
Mercado de luxo impulsiona vendas de carros brancos (Foto: Daigo Oliva/G1)
O prata liderou o mercado na América do Sul com 30% de participação e
foi também a cor preferida no Brasil. A segunda cor mais popular na
América do Sul, o preto/efeito de preto, representou 19% da região, e o
branco/branco pérola ficou no terceiro lugar na região, com apenas 17%
do mercado geral da América do Sul e participação semelhante no Brasil.
Mercado de luxo impulsiona vendas de carros brancos (Foto: Daigo Oliva/G1)
Em seu 59º ano, o relatório da DuPont é o maior e mais longevo em sua
categoria, que inclui rankings de popularidade de cores automotivos e
tendências de 11 importantes regiões automotivas do mundo.
Branco ecológico
Em 2010, branco/branco pérola empatou em terceiro lugar com o cinza no ranking mundial de cores, com apenas 16% de participação, mas sua atual popularidade na América do Norte, combinada com crescimento da popularidade na Europa, China, Coreia, América do Sul e África do Sul, ajudou a elevar sua posição em 2011 para 22% globalmente. Preto e cinza caíram para terceiro e quarto lugares, respectivamente, no relatório deste ano, com vermelho e azul fortalecendo e mantendo quinto e sexto lugares.
Em 2010, branco/branco pérola empatou em terceiro lugar com o cinza no ranking mundial de cores, com apenas 16% de participação, mas sua atual popularidade na América do Norte, combinada com crescimento da popularidade na Europa, China, Coreia, América do Sul e África do Sul, ajudou a elevar sua posição em 2011 para 22% globalmente. Preto e cinza caíram para terceiro e quarto lugares, respectivamente, no relatório deste ano, com vermelho e azul fortalecendo e mantendo quinto e sexto lugares.
"Enquanto branco/branco pérola tem sido historicamente uma cor popular
para veículos, vimos uma mudança na sua popularidade neste ano. O índice
foi maior do que a DuPont esperava", diz a gerente de Marketing de
Cores da DuPont, Nancy Lockhart.
Prata e preto têm sido reconhecidos há muito tempo entre as três
principais cores em termos de popularidade. No entanto, nos últimos
anos, branco/branco pérola tem crescido de forma regular em popularidade
fora da América do Norte. Em 2011, saltou mais de quatro pontos
percentuais, de acordo com Lockhart.
"Tem havido uma maior aceitação do consumidor em relação ao branco, e
nossos clientes estão atendendo à demanda do consumidor por um visual
mais limpo que essa cor traz ao design dos veículos", disse a gerente.
"Prata e preto foram mais uma vez as principais cores de luxo, mas o
branco cresceu nessa área. A tendência geral de luxo casual se espalhou
para vários tipos de veículos. A expectativa de ter um veículo de
aparência luxuosa foi detectada globalmente. Os efeitos do branco
clássico e pérola estão inspirando um design de luxo."
Para o designer de Cores da DuPont para a Europa, Elke Dirks , o branco
também é visto como inspiração para a megatendência ecológica na
Europa, porque representa o minimalismo moderno e as tecnologias do
futuro. "Essa tendência também resultou em um aumento considerável do
branco/branco pérola no segmento de luxo", explica.
Azul cresce na região Ásia-Pacífico
Por outro lado, na região Ásia-Pacífico, o azul apresenta uso crescente no segmento de carros pequenos e outras cores são mais amplamente utilizadas. Segundo a Dupont, a tendência é uma mudança de cores mudar para tons naturais e do ambiente, com o azul. "Vimos uma queda no preto, à medida que o azul vem crescendo no segmento de carros pequenos e outras cores estão sendo mais amplamente utilizadas em todos os segmentos", afirma a gerente de Marketing de cores da DuPont para a Ásia-Pacífico, Kumiko Ohmura.
Confira o ranking do relatório da DuPont
1. Branco/branco pérola e Prata – empatados com 22%
3. Preto/Efeito de preto – 20%
4. Cinza – 13%
5. Vermelho – 7%
6. Azul – 6%
7. Marrom/Bege – 5%
8. Verde – 2%
9. Amarelo/Ouro –1%
10. Outros – 2%
Por outro lado, na região Ásia-Pacífico, o azul apresenta uso crescente no segmento de carros pequenos e outras cores são mais amplamente utilizadas. Segundo a Dupont, a tendência é uma mudança de cores mudar para tons naturais e do ambiente, com o azul. "Vimos uma queda no preto, à medida que o azul vem crescendo no segmento de carros pequenos e outras cores estão sendo mais amplamente utilizadas em todos os segmentos", afirma a gerente de Marketing de cores da DuPont para a Ásia-Pacífico, Kumiko Ohmura.
Confira o ranking do relatório da DuPont
1. Branco/branco pérola e Prata – empatados com 22%
3. Preto/Efeito de preto – 20%
4. Cinza – 13%
5. Vermelho – 7%
6. Azul – 6%
7. Marrom/Bege – 5%
8. Verde – 2%
9. Amarelo/Ouro –1%
10. Outros – 2%
[Globo]
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Digite aqui seu comentário.