A Toyota
antecipou a divulgação do seu principal modelo no Salão de Tóquio, o
esportivo GT 86. Ele será lançado oficialmente nesta quarta-feira (30) e
chegará às lojas no Japão e na Europa no ano que vem.
Toyota GT 86 marca a volta da japonesa ao mundo dos esportivos (Foto: Divulgação)
Toyota GT 86 traz a nova linguagem de design da marca (Foto: Divulgação)
Interior do Toyota GT 86 ressalta o conforto do motorista (Foto: Divulgação)
O GT 86 foi concebido como uma máquina inteiramente centrada no
condutor, para ressaltar o prazer e dirigir e não a necessidade de se
locomover. Os 86 GT é construído sobre uma nova plataforma, com
aerodinâmica que ajuda no desempenho esportivo do carro.
Toyota GT 86 marca a volta da japonesa ao mundo dos esportivos (Foto: Divulgação)
De acordo com a Toyota, o carro tem tração traseira e é equipado com
motor boxer de 199 cv de potência a 7.000 rpm e 20,9 kgfm de torque a
6.600 rpm, com injeção direta de combustível. O conjunto pode ter
transmissão manual de seis velocidades ou automática, também de seis
velocidades.
Powertrain, design e o baixo peso dão ao compacto de quatro lugares uma
boa relação pes-potência, isso porque a baixa inércia e o baixo centro
de gravidade ajudam no desempenho.
O GT 86 mede 4,24 m de comprimento, 1,28 m de altura e 2,57 m de
largura, dimensões que o tornam o mais compacto esportivo de quatro
lugares carro desportivo disponível até hoje.
O carro vem com rodas de 17 polegadas e é equipado com freios a disco ventilados.
Toyota GT 86 traz a nova linguagem de design da marca (Foto: Divulgação)
Tecnologia inédita
O motor do GT 86 é o resultado de um programa conjunto de desenvolvimento entre a Toyota a Subaru. De acordo com a Toyota, o sistema inédito tem recursos separados para ambos os injetores duplos e porta de injeção direta, com uma alta taxa de compressão 12.5:1, aumentando a potência e torque em uma ampla gama de rotações do motor, sem sacrificar a eficiência de combustível e a redução de CO2.
O motor do GT 86 é o resultado de um programa conjunto de desenvolvimento entre a Toyota a Subaru. De acordo com a Toyota, o sistema inédito tem recursos separados para ambos os injetores duplos e porta de injeção direta, com uma alta taxa de compressão 12.5:1, aumentando a potência e torque em uma ampla gama de rotações do motor, sem sacrificar a eficiência de combustível e a redução de CO2.
O design do GT 86 carrega a nova linguagem em design da Toyota, com
atenção focada na parte inferior do carro. A grade dá ao GT 86 uma
aparência mais poderosa, com mais detalhes esportivos, incluindo spoiler
traseiro e escapamentos duplos.
A bordo, a ergonomia e a função de cada elemento interagem com o
condutor. Por exemplo, o volante tem diâmetro de 365 milímetros,
tornando-o o menor já montado em um Toyota, e é aparado em camurça,
desenvolvido a partir do feedback dos pilotos de testes sobre como obter
o melhor desempenho de direção e aderência.
O painel de instrumentos é organizado em torno de um tacômetro grande. O
resultado é a melhor visibilidade e legibilidade possíveis. O foco do
cockpit no motorista é ainda reforçado pela guarnição de “efeito
carbono”, com forro do teto preto, costura vermelha no estofamento e
pedais de alumínio.
Interior do Toyota GT 86 ressalta o conforto do motorista (Foto: Divulgação)
[Globo]
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