A JAC Motors realizou nesta quarta-feira (16), em Salvador, uma
cerimônia para confirmar a instalação da primeira fábrica da marca
chinesa no Brasil, com investimento de R$ 900 milhões. O projeto do
Grupo SHC, representante dos negócios da JAC no Brasil, e da matriz
chinesa será instalado no Polo de Camaçari e tem previsão para ficar
pronto em março de 2014.
Na planta serão produzidos, segundo a JAC, um hatch e um sedã
exclusivos para o mercado brasileiro, com motores flex (os modelos
atuais vendidos no Brasil têm motor a gasolina) 1.4 e 1.5 litro. Esses
motores serão produzidos na China.
Com capacidade para produzir 100 mil unidades anuais em 2 turnos, a
montadora prevê criar 3,5 mil novos empregos diretos e 10 mil indiretos.
A expectativa da JAC com a fábrica é saltar de 1% de participação no
mercado brasileiro para 3%, o que equivale à fatia da Honda no acumulado
deste ano, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de
Veículo Automotores (Fenabrave).
Carros flex em 2012
A JAC já importará carros com motor bicombustível a partir do ano que vem, segundo o presidente do grupo SHC, Sergio Habib. O lançamento do sedã J5, esperado para este ano, será apenas em 2012. Em outubro, a marca vai trazer ao Brasil o compacto J2. Atualmente, a montadora vende no Brasil o J3, em versão hatch e sedã, e a minivan J6. A marca estreou no país em março passado.
A JAC já importará carros com motor bicombustível a partir do ano que vem, segundo o presidente do grupo SHC, Sergio Habib. O lançamento do sedã J5, esperado para este ano, será apenas em 2012. Em outubro, a marca vai trazer ao Brasil o compacto J2. Atualmente, a montadora vende no Brasil o J3, em versão hatch e sedã, e a minivan J6. A marca estreou no país em março passado.
JAC promoveu o sedã J5 no evento; ele chegará ao país só em 2012 (Foto: Danutta Rodrigues/G1)
'Vizinha' da Ford
No Polo de Camaçari está instalada, desde 2001, uma fábrica da Ford. Habib disse que a localidade foi escolhida também pela JAC "primeiro pelo crescimento do Nordeste e pelo crescimento em Salvador". Segundo o executivo, o mercado automobilístico dobrou nos últimos 6 anos na capital baiana.
No Polo de Camaçari está instalada, desde 2001, uma fábrica da Ford. Habib disse que a localidade foi escolhida também pela JAC "primeiro pelo crescimento do Nordeste e pelo crescimento em Salvador". Segundo o executivo, o mercado automobilístico dobrou nos últimos 6 anos na capital baiana.
"Estamos ofertando o conforto que ofertamos para a Ford e para outras
empresas", disse o governador da Bahia, Jaques Wagner, no evento. "Foi
uma decisão acertada. Vou à China em dezembro, consolidar o
investimento."
"Não devemos nada de nossa mão de obra em relação ao Rio e São Paulo",
completou o governador. "Na verdade, existe uma divida com a distância
para o centro consumidor. Quando se tem uma base longe desse centro
(Sul/Sudeste), a logística tem que ser compensada."
A marca já havia divulgado que 80% do capital para a fábrica será
brasileiro e 20% virá da JAC Motors, da China. Habib disse que,
inicialmente, a produção será voltada ao mercado nacional.
Posteriormente, será avaliada a possibilidade de exportar para Argentina
e México.
Negociações sobre IPIO projeto de construção da
planta foi protocolado pela JAC em outubro passado no Ministério do
Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Wagner e Habib
confirmaram nesta quarta que o governo federal negocia mudanças no
decreto sobre o aumento do Imposto sobre Produtos Industrializados
(IPI), que atinge carros importados de fora de Argentina, Uruguai e
México.
Nos moldes da medida original, carros fabricados no Brasil ficam fora
do aumento desde que cumpram regras como ter 65% de peças nacionais.
Habib disse que a previsão é de que a fábrica da JAC na Bahia comece com
20% de nacionalização. O executivo confirmou a instalação ainda que não
haja flexibilização do IPI. Em setembro, dias depois de a medida do
Ministério da Fazenda ser anunciada, a JAC ameaçou cancelar os planos.
A alta do imposto, adiada por uma decisão do Supremo Tribunal Federal
(STF), começará a valer em dezembro e seguirá até o fim de 2012. Além da
JAC, outra marca afetada pelo IPI, a também chinesa Chery, constrói sua
primeira fábrica no Brasil. A BMW também apresentou planos de
instalar-se no país.
[Autoesporte]
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Digite aqui seu comentário.