5 de agosto de 2009

Como cuidar do seu pen-drive

Para que dure mais, o pen-drive precisa de cuidados especiais. Em primeiro lugar, só o fato de ser uma memória sólida já sinaliza a fragilidade do pen-drive a impactos e quedas, que podem danificá-lo para sempre. Além disso, não se deve abrir mão das tampas de proteção, já que evitam o acúmulo de poeira.

E será que a retirada brusca do pen-drive de uma entrada USB do computador pode danificar o pequeno acessório? Conversei com José Alberto Gervásio, da Kingston, a respeito e ele me disse que, embora as chances sejam pequenas, isso pode acontecer.

Segundo ele, o ideal é sempre buscar a opção “remover com segurança” antes de retirar o pen-drive do computador. Quando essa alternativa não estiver disponível, como na linha de som automotivo, a dica é desligar o aparelho antes de retirar o dispositivo.

Deixe ainda a cadeira e a perna afastadas das portas USB frontais do computador. É que, ao esbarrar acidentalmente no pen-drive conectado ao PC, você ainda corre o risco de entortar o conector. Na tentativa de fazê-lo voltar à posição original, você pode quebrar a placa de circuito integrado, aposentando o pen-drive para sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.