24 de agosto de 2009

5 Dicas Para Estimular a Leitura em Casa

Com a gripe suína e a recomendação de não freqüentar lugares lotados, o ideal é buscar alternativas caseiras para se divertir com as crianças. Confira nossas dicas


Entreter as crianças muitas vezes não é uma tarefa fácil. E com a recomendação de evitar lugares lotados por causa da nova gripe, é preciso criatividade. Então, por que não aproveitar esse momento e estimular ainda mais a leitura? Confira 5 dicas para tornar esse momento bem divertido.

1.Leia para – e com – as crianças. Escolha os livros preferidos delas (e os que você mais gosta) ou então, procure ideias por temas. Pode ser uma seleção com contos apenas para meninas (ou para meninos), de dar medo, com animais, como a Cristiane Rogerio, editora de Educação e Cultura da CRESCER, faz todas as sexta-feiras no nosso blog Ler Pra Crescer.

2.Invente suas próprias histórias. Uma boa dica para estimular a criatividade é o jogo de cartões A Fantástica Fábrica de Histórias para Crianças (Ed. Matrix). Você pode pegar o primeiro cartão com o início e estimular as crianças a continuar.

3.A história que vocês inventaram também pode se transformar em um roteiro para teatro. Basta montar um palco improvisado, roupas diferentes e está pronto!

4.Outra ideia é inventar canções sobre o tema do livro ou recriar a história com desenhos.

5.Chame seu filho para arrumar o acervo de livros em casa. E aproveite a arrumação para descobrir aqueles que não eram lidos há tempos.

[Crescer]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.