1 de julho de 2009

Computação em Nuvem

Este será o seu computador:

O mundo da tecnologia está às portas de uma transformação profunda: a computação vai ser centralizada numa grande nuvem, acessível pela internet – e isso muda tudo.


De repente, você se considera bastante versado em computação, mas isso não o exime de passar apertos tecnológicos, concorda?


Imagine-se na seguinte situação:

Durante uma palestra, diante de uma platéia incalculável, você “pluga” seu pen drive no computador e percebe que o seu dispositivo que continha a sua apresentação simplesmente apagou. Os primeiros instantes são de pânico. O que você faria?

  1. Iria em casa pegar outra alternativa para a sua apresentação?
  2. Desistiria da apresentação e voltaria pra casa com esta frustração?
  3. Acessaria seu disco virtual previamente configurado, onde todos os seus arquivos estariam alocados em algum servidor espalhado pelo mundo?


Se você escolheu a terceira alternativa, parabéns! Você está praticando a revolução da computação em nuvem.


Entenda como isto tudo funciona:

Num futuro próximo, deixaremos de utilizar nossos computadores extremamente sofisticados, carregados com a mais alta tecnologia de hardware e passaremos a usar computadores simples, de baixo custo, com recursos técnicos modestos, como os netbooks, mas perfeitamente adequados para a conexão com a Internet. Com o movimento em direção a computação nas nuvens, o computador vai tomar uma nova forma.


Com os data centers cada vez maiores ao redor do mundo, só precisaremos da internet para acessar nossos arquivos sejam eles quais forem (documentos, planilhas, vídeos, programas, etc.). Todos estes arquivos deixarão de estar em nossos HDs e passarão a ser alocados nestes servidores.


Tudo será cobrado por hora de uso, como na conta de luz. Com isso, você só terá benefícios. Veja só. Em primeiro lugar, seu computador não correrá mais risco de infecção por vírus. Trata-se de máquinas extremamente simples, que acessam um servidor central. Isso representa uma economia de até 35% nos custos de hardware, sem contar a economia com a manutenção. Os terminais não exigirão atualizações individuais de software. Será uma boíssima. Portanto, ao comprar seu novo computador, nada melhor que um Netbook. Pequeno, barato e pratico. Qualquer dúvida, ligue para a Redação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.