3 de julho de 2012

Google TV tem potencial para mudar mercado de TVs


O mercado brasileiro de TVs deve se tornar muito mais concorrido nos próximos meses. Esta semana, a Sony anunciou que vai trazer a plataforma Google TV para o país, em um media player a ser lançado ainda em 2012. O dispositivo, que está chegando agora ao mercado internacional, permitirá acessar pelo televisor qualquer conteúdo disponível na internet. 

Navegação via Chrome, interação em redes sociais como Twitter e Facebook e streaming de vídeos e músicas estão entre os recursos do Internet Player NSZ-GS7, que nos EUA e em alguns outros países está sendo comercializando com preço final na faixa de 200 dólares. Um dos diferenciais do aparelho da Sony está nos controles: além de teclado iluminado completo e touchpad (foto), vem com sensores de movimento e gestos. Segundo o fabricante, o acessório utiliza o sistema operacional Android e funciona com qualquer TV Bravia ou computador Vaio da linha 2012. A conexão pode ser via HDMI ou Wi-Fi.

Outros fabricantes, com a LG, também prometem adotar a plataforma Google TV em seus próximos lançamentos. Depois de uma estreia ruim no segmento, em 2010, a empresa americana foi obrigada a desfazer as parcerias para popularizar o produto (a própria Sony anunciou que está tirando de linha os modelos anteriores com esse padrão). Os especialistas ainda têm dúvidas quanto ao sucesso da Google TV, mas o interesse cada vez maior dos usuários pelo acesso à internet via telas múltiplas é a grande aposta da empresa.

No Brasil, já existem opções para quem quiser entrar na internet em TVs que não são smart, como o próprio Apple TV ou o InternetBoxTV, da Multilaser. Este último utiliza a entrada HDMI do televisor para fazer a conexão, nos mesmos moldes de um aparelho lançado nesta semana pela chinesa Artway Technology, chamado lá fora de Androstick (leva o sistema operacional Android aos TVs por meio de um adaptador no formato de um pen-drive). Ambos os media players vêm equipados com conexão Wi-Fi e podem reproduzir no televisor vídeos em Full-HD.

Os preços, no Brasil, variam de R$ 400 (Apple TV) a R$ 500 (InternetBoxTV). Ainda não há informações sobre preço do aparelho da Sony no Brasil, nem a data exata de lançamento.

[HT]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.