Marcas
consagradas e admiradas nos segmentos superiores, Toyota e Hyundai vão buscar
maiores volumes de vendas no disputadíssimo mercado brasileiro dos compactos.
Toyota Etios e Hyundai HB (nome provisório) serão produzidos no estado de São
Paulo a partir de 2013 e seguem receitas distintas para atingir o mesmo
público.
Embora
aposte em simplicidade no visual — tanto externa quanto no interior— o Toyota
Etios foi desenvolvido para mercados emergentes e oferece como benefício uma
ampla lista de itens de série, além da imagem de qualidade dos automóveis
oferecidos pela marca. Com painel de instrumentos central e muito plástico
no acabamento interno, o modelo oferece contempla airbag duplo, freios ABS com
distribuição eletrônica da força de frenagem (EBD), ar-condicionado e CD player
com entrada auxiliar sem custos adicionais.
A
Hyundai, por sua vez, tem uma aposta diferente com a linha HB, desenvolvida
especificamente para o mercado brasileiro. Com design de linhas mais modernas e
harmônicas, se comparado ao veículo da marca japonesa, seu interior é mais
refinado. O modelo cedido para avaliação oferecia luxos como direção
hidráulica, regulagem de altura e profundidade do volante, ajuste de altura do
banco, abertura interna do bocal do tanque de combustível, porta objetos com
tampa corrediça, acabamento de plástico nas colunas e cinto traseiro
retrátil. sua lista de equipamentos deste último, entretanto, ainda não foi
confirmada. O modelo da Toyota, por sua vez, oferece acabamento com nível
inferior.
O
Toyota Etios hatch tem 3,77 m de comprimento, 1,66m de largura, 2,46 m de
entre-eixos e 263 litros de capacidade no porta-malas. O VW Gol, uma das
referências do mercado, é 12 cm mais comprido, 8 cm mais largo, tem o mesmo
espaço de entre-eixos e 22 litros a mais de área no compartimento de carga.
Embora não tenha as suas dimensões divulgadas, o HB hatch oferece dimensões
externas e área interna próximas ao modelo da VW. Na versão sedã, o modelo da
Toyota oferece como carta na manga o entre-eixos alongado para 2,55 m e
porta-malas com 595 litros de volume — 11 cm a menos, mas 85 l a mais de volume
na área de carga, respectivamente, se comparado ao Renault Logan— uma das referências
em termos de espaço interno no segmento.
Tanto
o Etios quando o HB serão oferecidos nas versões hatch e sedã. A Hyundai
informa que seus motores serão o 1.0 três cilindros 12V (mesmo utilizado no Kia
Picanto, capaz de produzir até 80 cv e 10,2 mkgf de torque) e um 1.6 — haverá
opção de câmbio automático para este último. Já a marca de origem japonesa
utilizará as opções 1.3 16V (98 cv e 12,7 mkgf) e 1.5 16V (108 cv e 14 mkgf).
Sempre baseadas no hatch da VW, as duas montadoras afirmam que oferecerão
preços competitivos e boa relação custo-benefício.
No
período da avaliação do Hyundai HB, a previsão era para que o hatch fosse
lançado em novembro deste ano, e a configuração sedã, em meados de 2013. Fontes
relacionadas à Hyundai no Brasil afirmam, no entanto, que os dois modelos
poderão ser apresentados juntos no Salão do Automóvel, em novembro. Sinal de
que o mercado viverá mudanças nos próximos tempos.
[Quatrorodas]
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