A Ford
foi uma das primeiras montadoras a apresentar novidades no Salão de
Genebra, na Suíça, que abre as portas para a imprensa especializada
nesta terça-feira (6). O presidente e CEO da Ford Motor Company, Alan
Mulally, posou aoo lado do novo B-Max, a principal aposta da marca no
mercado europeu para este ano — o carro começa a ser vendido na região
no final do ano.
Presidente e CEO da Ford, Alan Mulally, apresenta o B-Max (Foto: Denis Balibouse/Reuters)
Ford-B Max teve o interior desenvolvido para aumentar o conforto de motorista e passageiros (Foto: Divulgação)
Ford B-Max tem sistema inédito de abertura de portas, que dispensa coluna central (Foto: Divulgação)
Ford B-Max chega ao mercado europeu no fim do ano (Foto: Divulgação)
[Autoesporte]
Presidente e CEO da Ford, Alan Mulally, apresenta o B-Max (Foto: Denis Balibouse/Reuters)
A minivan se destaca por ter um sistema de porta única. Ele traz mais
facilidade de acesso ao interior do carro. A solução da montadora foi
tirar as colunas centrais do carro e reforçar as portas para criar 1,5 m
de espaço em cada lado de uma forma segura para os ocupantes.
Outro destaque é o motor novo motor 1.0 de três cilindros, que usa
tecnologia EcoBoost, e está equipado com o sistema start-stop. O
propulsor tem turbocompressor e injeção direta de combustível, para
reduzir o consumo de combustível e emissões de CO2. Segundo a Ford, esse
motor é ajustado para substituir os convencionais de quatro cilindros. A
tecnologia foi apresentada no Salão de Frankfurt, no ano passado.
Ford-B Max teve o interior desenvolvido para aumentar o conforto de motorista e passageiros (Foto: Divulgação)
Mas há ainda outras duas opções de motores a gasolina: 1.4 Duratec de
90 cavalos e 1.6 Duratec de 105 cv, equipado com transmissão automática
de seis velocidades. O Ford B-Max será a menor oferta na gama europeia
da Ford de minivans, que inclui o C-Max, Grand C-Max, S-Max e Galaxy.
Criação da porta
A Ford queria um prático diferencial para a sua minivan e conseguiu a maior abertura de porta da categoria, já que o Opel Meriva oferece 0,7 m a menos com sua porta articulada. "Nos propusemos o desafio de re-imaginar o carro pequeno", disse o diretor de design da Ford Europa, Stefan Lamm. "As pessoas estão lutando com os desafios espaciais de dirigir na cidade e nós queremos encontrar uma nova solução para elas", acrescentou.
A Ford queria um prático diferencial para a sua minivan e conseguiu a maior abertura de porta da categoria, já que o Opel Meriva oferece 0,7 m a menos com sua porta articulada. "Nos propusemos o desafio de re-imaginar o carro pequeno", disse o diretor de design da Ford Europa, Stefan Lamm. "As pessoas estão lutando com os desafios espaciais de dirigir na cidade e nós queremos encontrar uma nova solução para elas", acrescentou.
Ford B-Max tem sistema inédito de abertura de portas, que dispensa coluna central (Foto: Divulgação)
Ao desenvolver o conceito, uma equipe passou vários dias observando
motoristas em rotinas diárias para entender exatamente o que os clientes
realmente queriam em um carro compacto.
Engenheiros da Ford, em seguida, assumiram o desafio de produzir um
veículo seguro e prático que atendesse a essas necessidades. Aços
especiais de alta resistência foram usados na lateral do veículo para
garantir proteção cinco vezes maior do que o aço convencional. Isso
possibilitou a criar uma estrutura extremamente forte, sem adicionar
peso extra.
O processo envolveu testes intensos e análise em cada etapa. Mais de 1
mil simulações de computador detalhadas foram realizadas ao longo de
três anos para otimizar o desempenho de colisão lateral impacto. De
acordo com a Ford, cada simulação levou 24 horas e usou um computador
com poder equivalente de oito PCs mais potentes do mercado. Estas
simulações foram, então, testadas no mundo real através de outros 50
acidentes de impacto colaterais.
Ford B-Max chega ao mercado europeu no fim do ano (Foto: Divulgação)
O interior B-MAX foi elaborado para tirar o máximo proveito do novo
sistema de portas. Os assentos traseiros e o assento do passageiro podem
ser dobrados para criar uma grande plataforma de carga, conveniente
para acomodar desde bicicletas a objetos planos. A minivan terá
capacidade para abrigar cinco passageiros.
"O conceito de porta significa que você pode carregar itens realmente
grandes, com mais de 2,3 metros de comprimento, através das portas
laterais", afirma Ernst Reim, Designer Chefe de Interiores da Ford
Europa. "Isso torna mais ‘realista’ uma visita a uma loja de móveis ou
mesmo um dia na praia com sua prancha."
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Digite aqui seu comentário.