O CEO Global da Nokia,
Stephen Elop, veio a São Paulo nesta quarta-feira (30) para anunciar a
chegada dos novos smartphones Lumia, com Windows Phone, e celulares da
linha Asha, com S40. Ambos chegarão ao mercado brasileiro já no início
de 2012.
Em sua primeira visita ao Brasil, Stephen Elop disse estar
"especialmente animado com a resposta dos consumidores da América Latina
com a nossa nova família de produtos". O executivo confirma que o Nokia
Lumia 710 com Windows Phone será produzido na fábrica da Nokia em
Manaus, Amazonas.
Nokia Lumia 800 (Foto: Divulgação)
As duas novas linhas foram apresentadas pela primeira vez no Nokia World, que aconteceu em Londres, em outubro.
Linha Asha foca nos preços competitivos
A família Asha usa por padrão o sistema S40, e busca oferecer um acesso
simplificado e rápido às redes sociais e internet, com foco no público
jovem. Estudos da Nokia mostram que o consumidor brasileiro está entre
os mais interessados em se socializar através de seus celulares. Os
aparelhos que chegarão no Brasil são o Nokia Asha 303, Nokia Asha 200 e o
Nokia Asha 201.
O Asha 303 é o primeiro da linha a ser vendido no Brasil, e a partir de
janeiro de 2012 já estará na Nokia Store, na loja online e em outras
lojas de varejo. Ele possui design metálico, uma tela touchscreen
capacitiva de 2.6 polegadas e teclado QWERTY, além de um cartão microSD
de 2GB (aceita até 32GB).
O telefone é totalmente otimizado para redes sociais, como o Facebook e
o Twitter; e uso de mensagens SMS, e-mail e internet, diretamente pela
tela inicial. E para quem quiser economizar nos SMSs, ele já vem com o WhatsApp instalado. Haverá modelos nas cores prata, grafite e vermelho, e ele custará R$459.
Nokia Asha 200 (Foto: Divulgação)
O segundo modelo apresentado foi o Asha 200, um celular Dual-Sim com a função Easy Swap,
que possibilita a troca rápida de um dos dois chips sem a necessidade
de se desligar o aparelho. Ele grava a configuração de até 5 chips, e
seu visual colorido foi feito sob medida para agradar o público mais
jovem. O aparelho também conta com teclado QWERTY e tem aplicativos,
como o chat do Facebook, já pré-instalados. Ele funcionará nas
operadoras TIM e Claro, e custará R$ 349.
Com eles, será lançado também o Asha 201, com rádio FM integrado e
caixas de som estéreo. Ele virá com o Nokia Browser, que comprime as
páginas em até 90% para que você possa navegar com mais rapidez, sem
gastar muito com o acesso às redes móveis pelo seu celular. Tanto o Asha
200 como o 201 não contam com telas sensíveis ao toque.
Lumia aposta no Windows Phone contra iPhone e Androids do mercado
O top de linha Lumia 800 e o econômico Lumia 710, ambos com o Windows Phone 7.5
(Mango), foram também apresentados por Stephen Elop durante o evento em
São Paulo. Frutos da parceria entre Nokia e Microsoft, eles chegarão ao
Brasil oficialmente no primeiro trimestre de 2012.
Stephen Elop apresenta Lumia 800 (Foto: Nick Ellis/TechTudo)
O Nokia Lumia 800 é considerado por Elop como "o primeiro Windows Phone
de verdade". Com uma tela AMOLED de 3.7 polegadas (800 x 480) e um
processador de 1.4 GHz, o novo smartphone tem aceleração de hardware
para o sistema operacional e acelerador gráfico. Fabricado como uma
única peça de policarbonato, sem emendas, o design estiloso do Lumia
estará disponível em três cores: azul, rosa e preto.
Ele tem uma câmera de 8 megapixels com lentes Carl Zeiss que pode
gravar vídeos em HD. O Lumia 800 conta com 16GB de espaço para músicas,
fotos, vídeos e aplicativos. O aparelho não conta com um slot para
cartões microSD, mas seus proprietários terão 25GB gratuitos no
SkyDrive, a nuvem da Microsoft.
Nokia Lumia 710 (Foto: Divulgação)
Já o Nokia Lumia 710 é feito para quem quer um bom smartphone, mas não
está disposto a pagar os olhos da cara por ele. Ele virá com processador
de 1.4GHz e câmera de 5 megapixels com flash LED, que grava vídeos em
alta resolução (720p). O grande destaque do design é a capa traseira
intercambiável, que possibilita 6 combinações diferentes, nas cores
azul, rosa, amarela, preta e branca. A memória interna do aparelho é de
8GB (mais os 25Gb do SkyDrive), e assim como o Lumia 800, ele também
virá com o integrador de redes sociais People Hub e o Internet Explorer
9.
Os dois aparelhos Lumia serão lançados no final do primeiro trimestre
de 2012. O 710 será produzido em Manaus, e o 800 será importado de outro
país. Os preços ainda não confirmados.
Primeira visita de Elop ao Brasil demonstra o interesse da empresa
Stephen Elop é o CEO Global da Nokia desde setembro de 2010. Em
fevereiro deste ano, a empresa anunciou para o mundo sua nova estratégia
de mercado, começando pela parceria com a Microsoft e a fabricação de
uma nova linha de smartphones com Windows Phone.
A primeira parte desta estratégia (de mudar a linha de smartphones para
o WP7) é essencial para a empresa, e o resultado já está chegando ao
mercado. Eu perguntei a Elop qual era o grande diferencial da linha
Nokia Lumia em relação aos concorrentes como HTC, LG e outras. O CEO
Global da Nokia respondeu que ele considera que os concorrentes reais
são as outras plataformas Android e iOS, mas que no caso dos aparelhos
com Windows Phone, o grande diferencial era o design dos aparelhos, a
área de fotografia, que sempre foi uma especialidade da empresa, e as
adaptações que eles estavam fazendo no sistema, além de muitos programas
locais voltados para determinado mercado.
Na segunda etapa de sua estratégia, a Nokia pretende comercializar mais
"um bilhão de aparelhos". Para isso, a empresa aposta em três frentes:
melhor acesso a informação e a Internet; portfólio de produtos que
inspirem o público e a criação de um ecossistema local de internet para
otimizar a experiência destes novos consumidores.
Falando no ecossistema do Brasil, a Nokia mantém sua confiança no
nosso mercado, e também a sua forte presença no país. No último mês,
para se ter uma ideia, a empresa registrou 9.4 milhões de downloads na
Nokia Online Store.
Além de criar parcerias fortes com operadoras e empresas nacionais, em
dezembro deste ano a fábrica da Nokia em Manaus comemorou a marca de 200
milhões de aparelhos produzidos em 13 anos de funcionamento. Elop
reforçou o compromisso de gerar novos empregos, mas também declarou que
os interesses da empresa vão além dos negócios: a Nokia também mantém
uma fundação para auxiliar cidadãos na educação técnica. É o maior
projeto social da empresa ao redor do mundo.
Em Manaus, a Nokia também possui um centro de desenvolvimento com
oportunidades para diversos programadores. Atualmente eles estão
trabalhando em parceria com a Microsoft para lançar 200 aplicativos para
o Windows Phone totalmente voltados ao público brasileiro.
Nokia Asha 201 (Foto: Divulgação)
Mercado de tablets interessa a Nokia
Elop não comentou o rumor francês que garante que a Nokia lançará um
tablet em 2012, mas disse que o Windows 8 tem uma nova experiência de
usuário, e que terá o mesmo visual do Windows Phone. Para eles, a
experiência vai ser bem parecida entre os dois aparelhos, o que pode ser
traduzido em um futuro interessante entre Nokia e Microsoft.
A Nokia tomou decisões críticas que mudaram o rumo da empresa. Elop diz
que eles conseguiram, em tempo recorde, anunciar uma mudança de
estratégia, em fevereiro, e lançar os primeiros dois aparelhos em
outubro, no Nokia World.
Respondendo sobre sua analogia "a plataforma está queimando" do começo
do ano, Elop diz que ela foi trocada para outra, no lançamento dos Nokia
Lumia. A nova analogia é "back on the track", ou "começando a correr
novamente", citando o corredor olímpico Lasse Viren, que caiu e continuou correndo e acabou não só vencendo a corrida, mas batendo o recorde olímpico.
Stephen Elop conquistou a todos os presentes com a sua simpatia, e se
não trouxe novidades bombásticas, pelo menos confirmou o que todos já
sabiam, que nosso mercado é essencial para os planos e as estratégias da
Nokia.
[Techtudo]
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Digite aqui seu comentário.