5 de dezembro de 2011

Lançamentos agitam mercado em novembro


   Divulgação
Nissan March, Chevrolet Cruze e Renault Duster foram os principais destaques de novembro entre os novatos
 
O mercado brasileiro de veículos voltou a registrar avanço nas vendas em novembro, após alguns meses de calmaria e recuo. De acordo com o balanço do último mês divulgado nesta sexta-feira (2) pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos), o volume de emplacamentos no mês passado cresceu 15,7% na comparação com outubro, somando 305.252 contra as 263.805 unidades anteriores. Já em relação a novembro de 2010, houve um recuo de aproximadamente 2% (311.370 veículos).

Contudo, na comparação entre os acumulados de janeiro a novembro de 2010 e 2011, o boletim da Fenabrave aponta um crescimento de 4,3% nas vendas, com 3,096 milhões de carros contra os 2,967 milhões totalizados nos 11 meses do ano passado. Uma curiosidade que marcou novembro foi a disputa entre as marcas. As quatro grandes (Fiat, Volkswagen, General Motors e Ford) seguem intactas na ponta. Mas a francesa Renault (17.313 unidades) ficou bem próxima da norte-americana Ford (21.544 unidades).
   Divulgação
Uma das sensações do ano, Hyundai Veloster vai bem nas vendas; modelo vendeu 1.306 unidades em novembro

A Nissan também surpreendeu no mês passado, ficando com o sexto lugar entre os automóveis, com 6.582 unidades e à frente de Peugeot (6.512) e Hyundai (5.840). No acumulado, o destaque é a Hyundai, que chegou à 104.102 unidades emplacadas, ficando com a sexta colocação – logo atrás da Renault (172.712 unidades). A Fiat (685.044) segue na liderança absoluta do mercado brasileiro, seguida por Volks (633.820), GM (571.165) e Ford (285.620) – somando carros e comerciais leves.

Entre os modelos, o destaque de novembro foi o Renault Duster, que mal foi lançado e já destronou o Ford EcoSport, com 3.876 unidades contra as 2.756 unidades do rival baiano. No segmento de entrada, o recém-lançado Fiat Palio ainda não viu a nova geração fazer muito efeito – o hatch da marca italiana subiu de 8.820 para 10.573 unidades vendidas. Quem fez bonito foi o mexicano Nissan March, que somou 2.261 unidades. Já o sedã Versa não “bombou”, mas conseguiu 824 vendas em seu primeiro mês de Brasil.

No segmento de médios, o destaque foram os sedãs Chevrolet Cruze (2.823 unidades) e Volkswagen Jetta (2.235 unidades), sendo que o Cruze já é o segundo sedã médio mais vendido do Brasil, atrás apenas do líder Toyota Corolla (5.174). O Honda Civic, que vinha caindo nas vendas, somou apenas 1.482 unidades, ficando atrás do Renault Fluence (1.693) e à frente do Hyundai Elantra (1.002). O cenário, no entanto, deve mudar já no início do ano que vem, com o lançamento da oitava geração do Honda.

Os dez mais vendidos em novembro:

1) Volkswagen Gol/Gol G4 – 24.352 unidades
2) Fiat Mille/Novo Uno – 23.001 unidades
3) Chevrolet Celta – 12.920 unidades
4) Volkswagen Fox/CrossFox – 10.664 unidades
5) Fiat Palio/novo Palio – 10.573 unidades
6) Chevrolet Classic/Corsa sedã – 10.262 unidades
7) Fiat Strada – 9.867 unidades
8) Ford Fiesta Rocam hatch – 8.896 unidades
9) Renault Sandero – 8.067 unidades
10) Volkswagen Voyage – 7.397 unidades

Os dez mais vendidos no acumulado:

1) Volkswagen Gol/Gol G4 – 269.223 unidades
2) Fiat Mille/Novo Uno – 249.274 unidades
3) Chevrolet Celta – 134.441 unidades
4) Chevrolet Classic/Corsa sedã – 114.548 unidades
5) Volkswagen Fox/CrossFox – 109.663 unidades
6) Fiat Strada – 109.387 unidades
7) Fiat Palio/novo Palio – 92.695 unidades
8) Fiat Siena – 83.382 unidades
9) Volkswagen Voyage – 78.918 unidades
10) Ford Fiesta Rocam hatch – 77.303 unidades 

[Autoesporte]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.