O Google Street View tem provado ser uma ferramenta bem útil que já
ultrapassou as barreiras do simples ato de visualizar ruas e avenidas.
Mais do que isso, o aplicativo permite ao usuário criar roteiros de
viagens através do que ele vê, checar restaurantes ou bares para saber
se valem a pena, e uma versão do Street View feita especialmente para
conhecer o interior de museus também já existe.
Mas uma função curiosa tem atraído os olhares dos amantes da música. Agora, eles podem rastrear os locais que foram utilizados em diversas capas de álbuns dos seus artistas preferidos.
O jovem Sean Yeaton, da revista Vice, selecionou dez lugares icônicos que serviram de cenário para a arte de alguns álbuns do mundo da música. Em seguida, encontrou o melhor ângulo das imagens para que elas ficassem combinadas com as capas dos álbuns. Algumas foram fáceis de encontrar, como a do disco "Abbey Road", dos Beatles, ou a do "461 Ocean Boulevard", de Eric Clapton. Já outras deram trabalho para Yeaton, como "After The Gold Rush", de Neil Young.
Abbey Road - The Beatles (clique aqui para ver no Street View)
Com a foto tirada em 8 de agosto de 1969, Abbey Road é o único álbum dos Beatles que não leva o nome da banda ou título impresso na capa (até mesmo o "The White Album" tem o nome do grupo gravado na frente). A ideia de atravessar a faixa de pedestres em frente à rua foi de Paul McCartney, e a fotografia levou apenas dez minutos para ser tirada pelo fotógrafo Iain Macmillan, quando ficou de pé sobre uma escada enquanto um guarda policial impedia o tráfego na rua.
Muitos dizem que a capa é uma dica do popular bordão "Paul está morto", no qual a banda teria deixado pistas enigmáticas em músicas e imagens sobre a morte do cantor. Um exemplo é a placa de um dos carros ao fundo com a inscrição "281F" - apontando para a idade que Paul teria "se" ainda estivesse vivo naquela época. Na figura, os membros dos Beatles estariam compondo um cortejo fúnebre, com John Lennon em branco, como um "homem santo", Ringo de preto, como alguém que está de luto, Paul descalço (supostamente um costume típico dos sepultamentos italianos) e fora de compasso com o resto da banda, e George de azul, simulando um coveiro.
Mas uma função curiosa tem atraído os olhares dos amantes da música. Agora, eles podem rastrear os locais que foram utilizados em diversas capas de álbuns dos seus artistas preferidos.
O jovem Sean Yeaton, da revista Vice, selecionou dez lugares icônicos que serviram de cenário para a arte de alguns álbuns do mundo da música. Em seguida, encontrou o melhor ângulo das imagens para que elas ficassem combinadas com as capas dos álbuns. Algumas foram fáceis de encontrar, como a do disco "Abbey Road", dos Beatles, ou a do "461 Ocean Boulevard", de Eric Clapton. Já outras deram trabalho para Yeaton, como "After The Gold Rush", de Neil Young.
Abbey Road - The Beatles (clique aqui para ver no Street View)
Com a foto tirada em 8 de agosto de 1969, Abbey Road é o único álbum dos Beatles que não leva o nome da banda ou título impresso na capa (até mesmo o "The White Album" tem o nome do grupo gravado na frente). A ideia de atravessar a faixa de pedestres em frente à rua foi de Paul McCartney, e a fotografia levou apenas dez minutos para ser tirada pelo fotógrafo Iain Macmillan, quando ficou de pé sobre uma escada enquanto um guarda policial impedia o tráfego na rua.
Muitos dizem que a capa é uma dica do popular bordão "Paul está morto", no qual a banda teria deixado pistas enigmáticas em músicas e imagens sobre a morte do cantor. Um exemplo é a placa de um dos carros ao fundo com a inscrição "281F" - apontando para a idade que Paul teria "se" ainda estivesse vivo naquela época. Na figura, os membros dos Beatles estariam compondo um cortejo fúnebre, com John Lennon em branco, como um "homem santo", Ringo de preto, como alguém que está de luto, Paul descalço (supostamente um costume típico dos sepultamentos italianos) e fora de compasso com o resto da banda, e George de azul, simulando um coveiro.
(What's The Story) Morning Glory? - Oasis (clique aqui para ver no Street View)
Tomada por influências do fotógrafo Michael Spencer Jones (que também é responsável pelas imagens de "Definitely Maybe" e "Be Here Now"), a capa apresenta dois homens artisticamente embaçados caminhando em direções opostas. Berwick Street, a rua que ilusta a capa de "Morning Glory?", foi escolhida devido à sua reputação: ela foi pioneira em lojas de discos nos anos 90.
Animals - Pink Floyd (clique aqui para ver no Street View)
A primeira ideia de capa para "Animals" era a de uma criança andando numa rua com seus pais fazendo sexo "como animais", mas foi felizmente rejeitada e trocada por um "porco voador" que sobrevoa a Battersea Power Station, em Londres. O bicho, na verdade, era um gigantesco balão de gás hélio, apelidado carinhosamente de "Algie", e foi fotografado em 2 de dezembro de 1976.
Ramones - Ramones (clique aqui para ver no Street View)
Roberta Bayley, fotógrafa de uma revista punk, conseguiu o que muita gente tinha tentado - e falhado - na época: uma foto decente do grupo Ramones. Já o cartunista e escritor John Holmstrom, cujo trabalho aparece em vários álbuns da banda, diz que o primeiro obstáculo foi reunir os quatro roqueiros em um só lugar ao mesmo tempo, além de fazê-los posar como se estivessem "puxando os dentes", numa parede pixada em Manhattan, onde ficava o antigo clube CGBC, que hoje já não existe mais.
After The Gold Rush - Neil Young (clique aqui para ver no Street View)
O efeito parcialmente negativo lançado sobre a imagem não é necessariamente uma decisão artística do fotógrafo Joel Bernstein, que na época tinha apenas 18 anos. Mas o próprio admitiu que foi uma tentativa de esconder o fato de que a foto está realmente fora de foco.
O jovem já havia capturado alguns ensaios com Neil Young, em torno de Greenwich Village. Bernstein avistou uma velha andando na esquina das ruas Sullivan e West 3rd, em Nova York, e sabia que era o momento certo para fazer um bom retrato. Na sua pressa de bater a foto, o foco foi ajustado errado. Por isso mesmo, ele ficou assustado quando a imagem foi escolhida como a capa do álbum de 1970.
The Freewheelin' - Bob Dylan (clique aqui para ver no Street View)
Feita em fevereiro de 1963 pelo fotógrafo Don Hunstein, a capa é uma poderosa imagem emotiva capturada na esquina das Jones e West 4th, próximas ao local onde Dylan e Suze Rotolo, sua até então namorada na época, dividiam um apartamento. A foto foi reproduzida quase quarenta anos depois por Tom Cruise e Penelope Cruz no filme "Vanilla Sky", de 2001.
Feita em fevereiro de 1963 pelo fotógrafo Don Hunstein, a capa é uma poderosa imagem emotiva capturada na esquina das Jones e West 4th, próximas ao local onde Dylan e Suze Rotolo, sua até então namorada na época, dividiam um apartamento. A foto foi reproduzida quase quarenta anos depois por Tom Cruise e Penelope Cruz no filme "Vanilla Sky", de 2001.
461 Ocean Boulevard - Eric Clapton (clique aqui para ver no Street View)
Por razões óbvias, essa localidade não foi difícil de encontrar no Google Street View. A casa na capa do álbum é em Golden Beach (Flórida), onde o cantor Eric Clapton viveu durante a composição do disco. Após superar o vício em heróina, Clapton foi incentivado pelo empresário Robert Stigwood para entrar no estúdio e gravar músicas, além de seu agente ter pago o alugel na propriedade Boulevard Ocean. O estilo descontraído de férias na arte da capa, um retrato íntimo tirado por David Gahr, resume a casualidade das gravações.
Dressed To Kill - Kiss (clique aqui para ver no Street View)
Qualquer pessoa andando pela 8th Avenue, em Nova York, pode ter a súbita sensação de estar sendo observada por alguns capangas de olhar desconfiado, rostos pintados e roupas sociais mal ajustadas. Isso porque na esquina da Rua 23 com a 8 foi o local escolhido para ilustrar o terceiro álbum de estúdio do Kiss. A ideia original veio de um ensaio fotográfico para a revista Creem. A foto estilo "Clark Kent" foi tirada quando o grupo voltava de uma gravação em estúdio.
Willy And The Poor Boys - Creedence Clearwater Revival (clique aqui para ver no Street View)
O fotógrafo Basul Parki colocou os membros do grupo com instrumentos tradicionais (como violão e gaita, por exemplo) na esquina das ruas Peralta e Hollis, em Oakland (Califórnia). Porém, atualmente o local não é tão conhecido quanto era em 1969, época de lançamento do disco.
Paul's Boutique - The Beastie Boys (clique aqui para ver no Street View)
Apesar de ser considerado um fracasso de vendas na época, hoje o segundo álbum de estúdio dos Beastie Boys é considerado um marco do hip-hop. A foto foi tirada na 99 Rivington Street, em Nova York, com uma capa que se desdobra para revelar uma visão panorâmica das ruas de Ludlow e Rinvington. No entanto, a "Boutique do Paulo" é uma loja de ficção, que foi usada apenas para nomear e ilustrar o álbum. Hoje muitas pessoas passam pelo cruzamento sem saber que ali foi o cenário da capa de um dos álbuns do trio americano.
[Olhardigital]
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