Apenas duas semanas após seu lançamento nos Estados Unidos, o Kindle
Fire já é o segundo tablet mais vendido no mundo. Nas contas da empresa
de pesquisas de mercado IHS iSuppli, o tablet da Amazon ultrapassou
todos os rivais com o sistema Android e só perde, em vendas, para o iPad
2.
A iSuppli diz que a Amazon deve vender 3,9 milhões de tablets
neste trimestre, o que lhe dá uma participação de 13,8% no mercado. É um
número impressionante para quem acabou de chegar à disputa. A
Applecontinua liderando com folga esse mercado, com previsão de venda de
18,6 milhões de unidades do iPad 2 no trimestre, 65,6% do mercado.
A Samsung, que ocupava o segundo lugar, cai para o terceiro
com a ascensão da Amazon. A empresa coreana deve vender 1,4 milhão de
aparelhos da sua linha Galaxy Tab, ficando com 4,8% de participação. Mas
ela corre o risco de perder até essa posição em 2012. A distância entre
ela e a Barnes & Noble, que está em quarto lugar com 4,7% do
mercado, vem caindo nos últimos meses. A quinta colocada é a HTC, com
1,3%.
Amazon e Barnes & Noble têm estratégias similares. As duas
têm no preço baixo seu principal atrativo. A Amazon vende o Kindle Fire
por 199 dólares, 40% do preço do iPad mais barato. O Nook Tablet, da
Barnes & Nobel, custa 50 dólares a mais mas tem maior capacidade de
memória.
Ambos são tablets muito enxutos, que oferecem simplicidade e
acesso fácil ao conteúdo online.E estão à venda apenas nos Estados
Unidos. Isso significa que, mesmo que o ritmo de crescimento diminua no
mercado americano, essas empresas podem ampliar bastante suas vendas
levando os produtos a outros países.
A iSuppli diz que a chegada do Fire contribuiu para acelerar o
crescimento das vendas totais de tablets. O preço baixo do modelo da
Amazon atraiu consumidores que estavam fora desse mercado por considerar
produtos como o iPad 2 e o Galaxy Tab caros demais. O sucesso da Amazon
também criou uma segmentação no mercado, dividindo-o em duas faixas
distintas.
A estimativa é que o ano termine com 64,7 milhões de tablets
vendidos no mundo, contra 17,4 milhões em 2010. A iSuppli prevê que o
volume de vendas chegue a 287 milhões de unidades em 2015. A empresa
revisou para cima suas previsões em função do sucesso do Kindle Fire.
Mas o futuro está longe de ser um caminho fácil para a Amazon.
A Apple deve anunciar o iPad 3 no primeiro trimestre de 2012, com tela
de alta resolução similar à Retina Display do iPhone 4 e do 4S. É
bastante provável que a empresa baixe o preço do iPad 2 e continue
vendendo esse modelo como uma opção mais barata. É o que ela tem feito
na linha iPhone, onde os modelos 4S, 4 e 3GS convivem nas lojas,
atendendo a diferentes faixas de preço.
Um outro estudo, do Boston Consulting Group, aponta que mais
de cem modelos de tablets foram anunciados neste ano. A empresa fez uma
pesquisa nos Estados Unidos que trouxe um resultado inusitado: 53% dos
participantes querem ter o Windows no tablet. Na China, o percentual é
44%. Esses números sugerem que o Windows 8, que deve sair em 2012,
poderá ser um concorrente mais forte do que se pensava nesse mercado.
[Info]
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Digite aqui seu comentário.