As operadoras de telefonia ampliaram em R$ 3,86 bilhões os
investimentos para o triênio 2012-2014 destinados à melhoria da
qualidade dos serviços. Esta foi a condição para a retomada das vendas
após suspensão aplicada pela Agência Nacional de Telecomunicações
(Anatel) pela má prestação de serviços no fim de julho do ano passado
para TIM, Oi e Claro. O órgão regulador divulgou nesta quarta-feira os
detalhes do relatório trimestral de acompanhamento da evolução da
prestação dos serviços das teles.
De acordo com a Anatel, as empresa revisaram seus planos de
investimentos para o triênio 2012-2014 de R$ 26,6 bilhões para R$ 30,46
bilhões, um incremento de 14,5%. Por empresas, os maiores rearranjos
para o período ficaram por conta da Claro, que ampliou em 43,9%, para R$
8,26 bilhões, e da TIM, alta de 16 3%, para R$ 9,52 bilhões. O
relatório da Anatel aponta que Oi e Vivo mantiveram a previsão de
aportes, respectivamente, de R$ 5 48 bilhões e R$ 7,15 bilhões.
Melhorias - O relatório da Anatel sugere uma
série de iniciativas para as empresas desenvolverem nos próximos meses.
Na área de infraestrutura de redes, o órgão regulador indica mais
aportes relacionados ao complemento de chamadas, área de cobertura e
acesso à rede de dados. Nas informações ao usuário, medidas de
detalhamento e melhor compreensão sobre planos de serviços, promoções,
critérios de cobrança e serviços adicionais. Já especificamente sobre
contas e cobranças, a Anatel indica o estabelecimento de melhorias nos
processos de entrega das faturas e detalhamento das contas.
Teles - Além do posicionamento via Sindicato
Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviços Móvel Celular Pessoal
(SindiTelebrasil), que representa as empresas do setor, algumas
operadoras se manifestaram individualmente sobre o relatório da Anatel,
por meio de suas assessorias de imprensa.
A Telefônica/Vivo informou que segue implementando todas as
ações previstas no plano de melhoria apresentado à Anatel, ampliando a
qualidade da experiência de seus clientes. O plano envolve quatro
frentes de ação: rede, comercial, sistemas e relacionamento com cliente.
A TIM destaca que apresentou resultado "dentro da meta" na
maioria dos indicadores nacionais, com estabilidade no acesso à rede de
voz e um dos melhores índices em queda de chamadas, em torno de 1%. "A
companhia seguirá direcionando fortes investimentos para infraestrutura
no País", diz a nota.
A Claro afirmou que está seguindo o cronograma estipulado pela
Anatel e vem trabalhando nos planos de ações para melhoria dos
serviços. "A Claro entende que é um processo contínuo e não está medindo
esforços para cumprir as metas estabelecidas."
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