16 de fevereiro de 2013

Brasil é capital mundial das mídias sociais, diz WSJ

O Brasil é a capital mundial das mídias sociais, afirmou uma reportagem publicada pelo jornal The Wall Street Journal no início desta semana.
 
Para exemplificar a capacidade de compartilhamento de conteúdo por aqui, o jornal cita o caso do vídeo “Para Nossa Alegria”, viralizado por toda a web nacional no ano passado.

Segundo o jornal, a adesão da classe média à web e a cultura social do país são alguns dos fatores dessa explosão.

Somados, fatores como esses tornam o Brasil o principal destino de empresas que procuram crescer fora dos Estados Unidos e da Europa.

Além disso, o Brasil seria mais interessante do que a China, mercado que mais cresce online, porém bloqueia serviços ocidentais como YouTube, Facebook e Twitter.

A reportagem cita ainda o fato de o Brasil ser o segundo país em número de usuários para o Google e para o Facebook, além de estar entre os cinco maiores para o Twitter. 

“Enquanto a média global de tempo gasto no Facebook é de 361 minutos, no Brasil eles passam 535 minutos por mês”, afirma a reportagem.

O Tumblr é outra empresa que escolheu o país como um de seus mercados prioritários.
O jornal afirma ainda que os usuários brasileiros ajudam a exportar produtos culturais locais por meio da internet, como aconteceu com o vídeo de “Aí se eu te pego”, de Michel Teló, visto pelo time de basquete Denver Nuggets, onde joga o brasileiro Nenê Hilário, e replicado pelo jogador português de futebol Cristiano Ronaldo. 

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