A
tecnologia 4K está se tornando uma realidade concreta em tempo recorde.
Transformou-se, em pouco tempo, na princial aposta dos fabricantes de TV em
todo o planeta para o resto da década. Apesar de algumas novidades e
lançamentos terem surgido no segundo semestre de 2012, foi a partir da
International CES 2013 que o foco da indústria passou a ser verdadeiramente
este.
O
evento em si mostrou inúmeros lançamentos com resolução Ultra-HD (outra
denominação para 4K), inclusive alguns que combinam a tecnologia com a outra
menina-dos-olhos do setor, os TVs OLED, e outros que a incluem em aparelhos
menores. Depois da CES, o ritmo de anúncios das novidades relacionadas ao 4K
quase não diminuiu. Na Europa, por exemplo, uma emissora via satélite iniciou
a primeira transmissão Ultra-HD do planeta. Apesar de ser ainda
experimental, a transmissão ganhou destaque, pois a falta de conteúdo 4K ainda
é um dos principais obstáculos para a indústria se desenvolver
satisfatoriamente.
Empresas,
especialmente as asiáticas, começaram a colocar quase todas as fichas na
tecnologia. A Sony é uma delas. Em crise, como toda a indústria de eletrônicos
japonesa, a fabricante aposta tudo no 4K para 2013. Além dos TVs, a
empresa já deu a entender que o próprio PlayStation 3terá suporte para conteúdo
em resolução Ultra-HD.
Apesar
de os números de venda ainda serem insignificantes, a maioria das pesquisas
aponta para um futuro promissor. A Strategy Analytics - uma das principais
consultorias da indústria - estima, por exemplo, que 10 milhões de residências
terão um TV 4K até o fim de 2016, e que esse número deverá crescer para 130
milhões até 2020. Outro estudo, este da Digitimes Research, prevê que 3,8
milhões de paineis Ultra-HD de 32 ou mais polegadas serão vendidos em 2013.
[HT]
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