2 de fevereiro de 2013

Perspectivas para 4K animam mercado de TV



A tecnologia 4K está se tornando uma realidade concreta em tempo recorde. Transformou-se, em pouco tempo, na princial aposta dos fabricantes de TV em todo o planeta para o resto da década. Apesar de algumas novidades e lançamentos terem surgido no segundo semestre de 2012, foi a partir da International CES 2013 que o foco da indústria passou a ser verdadeiramente este.

O evento em si mostrou inúmeros lançamentos com resolução Ultra-HD (outra denominação para 4K), inclusive alguns que combinam a tecnologia com a outra menina-dos-olhos do setor, os TVs OLED, e outros que a incluem em aparelhos menores. Depois da CES, o ritmo de anúncios das novidades relacionadas ao 4K quase não diminuiu. Na Europa, por exemplo, uma emissora via satélite iniciou a primeira transmissão Ultra-HD do planeta. Apesar de ser ainda experimental, a transmissão ganhou destaque, pois a falta de conteúdo 4K ainda é um dos principais obstáculos para a indústria se desenvolver satisfatoriamente.

Empresas, especialmente as asiáticas, começaram a colocar quase todas as fichas na tecnologia. A Sony é uma delas. Em crise, como toda a indústria de eletrônicos japonesa, a fabricante aposta tudo no 4K para 2013. Além dos TVs, a empresa já deu a entender que o próprio PlayStation 3terá suporte para conteúdo em resolução Ultra-HD.

Apesar de os números de venda ainda serem insignificantes, a maioria das pesquisas aponta para um futuro promissor. A Strategy Analytics - uma das principais consultorias da indústria - estima, por exemplo, que 10 milhões de residências terão um TV 4K até o fim de 2016, e que esse número deverá crescer para 130 milhões até 2020. Outro estudo, este da Digitimes Research, prevê que 3,8 milhões de paineis Ultra-HD de 32 ou mais polegadas serão vendidos em 2013.


[HT]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.