Currículos são, geralmente, a primeira impressão que uma empresa de um candidato. Fazer com que esse contato fique cada vez melhor é essencial, segundo Selma Fredo, consultora da DBM.
Durante a elaboração do documento, o candidato deve estar atento aos detalhes e objetivos. A clareza nesses pontos pode chamar a atenção de entrevistadores. Além disso, é necessário primar pela estrutura e evitar erros.
“Currículos com erros de português, clichês ou estrutura de texto não apropriada só comprometem o candidato. Já um roteiro claro e lógico colabora para que o profissional conquiste espaço e seja chamado para uma entrevista”, afirma a especialista, que trabalha com gestão de recursos humanos.
Também importante é imaginar que aquela lista de habilidades e experiências profissionais funciona como uma ferramenta de marketing pessoal. Texto direto, elegância no vocabulário e frases curtas e objetivas são mais interessantes para quem está fazendo uma seleção com vários candidatos. Além disso, padronizar os tópicos é uma decisão sensata, pois demonstra interesse pela organização.
“A parametrização de informações é a principal dica de estilo para a redação de um currículo. Será muito mais fácil ao profissional lembrar-se dos detalhes do currículo quando já estiver numa entrevista”, afirma Selma que recomenda as seguintes dicas para a confecção do documento:
- Evitar linguagem repetitiva
- Não usar demasiadamente terminologias em outros idiomas
- Evitar palavras extremamente técnicas
- Evitar o uso do mesmo verbo de ação em muitas frases
- Organizar realizações em empresas por ordem de importância
- Não afirmar uma competência que pode ser facilmente questionada
- Em caso de currículos por e-mail, incluir sempre uma carta de apresentação
- Ser criativo, mas sem inventar demais
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