Embora
tenha sido afetado, nos últimos anos, pelo forte crescimento nas vendas de TVs
de tela grande, o segmento de projetores para home theater continua dando
sinais de vitalidade. As estatísticas disponíveis indicam que a expansão,
especialmente nos modelos mais avançados, está sendo até maior do que no caso
dos TVs.
É
o que acontece, por exemplo, com os projetores 3D, uma nova categoria que
ganhou força no ano passado a partir da popularização dos próprios TVs 3D.
Segundo a maioria dos especialistas, a percepção dos efeitos tridimensionais se
amplia quando há controle da iluminação na sala. Com as luzes apagadas, o
espectador tem uma sensação parecida com a do cinema, com maior envolvimento
visual nas imagens. Como o uso de projetores é recomendado especialmente para
ambientes com pouca luz, o ganho de qualidade em relação aos TVs acaba sendo
maior.
Isso,
porém, precisa ser mostrado ao consumidor, o que cabe às revendas
especializadas. É por isso que fabricantes como a Epson, que acaba de lançar
mais três projetores 3D, está preparando um programa de treinamento voltado a
suas revendas, em parceria com seus distribuidores oficiais, Syncrotape e
Lightvision. "Em breve, vamos inaugurar um show-room para essa
finalidade", diz Gabriel Gonçalves, coordenador da área de projetores da
Epson. "Isso vai permitir uma interação maior com nossas revendas, o que é
essencial para o crescimento desse mercado."
Gonçalves
cita os dados da PMA Research, uma das principais empresas de pesquisa do
setor, que apontou um crescimento de 25% nas vendas de projetores no Brasil em
2012. Segundo ele, isso confirma que, apesar da concorrência dos TVs, o
segmento tem muito potencial para continuar crescendo. "Nossa participação
subiu de 6,5% em 2011 para 20% ao final do ano passado, ou seja, a estratégia
de nos aproximar mais dos revendedores especializados está dando certo",
diz Gonçalves.
Além
de investir em treinamento, a Epson programa para este ano uma série de eventos
em que pretende mostrar os novos produtos (e outros que ainda serão lançados) e
atuar junto aos revendedores para medir o grau de satisfação dos usuários. Um
desses eventos será o
Programa de Certificação Home Expert, que começa no final de março, do qual
a empresa é copatrocinadora.
[HT]
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Digite aqui seu comentário.