Na última semana, o game
Candy Crush Saga ultrapassou o Angry Birds e se tornou o jogo mais
popular do mundo para as plataformas Facebook, iOS e Android e o mais
baixado no mês de abril, segundo dados da AppData.
Desde seu lançamento em novembro de 2012, o jogo já
contabiliza mais de 15 milhões de jogadores apenas no Facebook. Juntos,
esses jogadores já gastaram mais de 900 milhões de horas para completar
os desafios, que basicamente consistem em emparelhar três ou mais doces
em sequência para fazê-los desaparecer.
Os números também levaram a desenvolvedora britânica King,
responsável pelo Candy Crush, a superar grandes players do mercado, como
a americana Zynga e seu jogo Farmville, e se tornar a maior produtora
de games sociais do mundo, alcançando mais de 70 milhões de jogadores
ativos por dia. Um recorde após 10 anos de existência da empresa.
Para entender o que há por trás do fenômeno, INFO conversou com Tommy Palm, desenvolvedor e guru de games da King, responsável pela criação do jogo Candy Crush.
O jogo Candy Crush tem sido um enorme sucesso,
especialmente aqui no Brasil. Vocês possuem os dados de quantos
jogadores brasileiros já baixaram o game?
Nós não podemos detalhar esses dados, mas podemos dizer
que atualmente são mais de 70 milhões de jogadores ativos por dia (DAU)
entre todos os nossos games e plataformas. Candy Crush possui mais de 15
milhões DAU apenas no Facebook.
Qual é a plataforma mais utilizada para jogar Candy Crush - dispositivos móveis ou o Facebook?
Nós também não podemos comentar isso, infelizmente. Mas
muitos de nossos jogadores jogam tanto nos celulares quanto no Facebook.
Aliás, esta pode ser uma ótima forma de passar de um nível mais
trabalhoso, por exemplo. Você obtém uma nova quantidade de “vidas” em
outra plataforma. Então se já tiver usado todas as suas “vidas” em seu
celular, você pode tentar a sorte no seu PC, por exemplo.
Por que outras redes sociais como o Google+ não são tão usadas por este tipo de games?
O Facebook é uma ótima ferramenta para desenvolvedores
de games com muitas funcionalidades amigáveis para jogar com os amigos. A
rede social tem mais de 250 milhões de usuários que utilizam a
plataforma para jogar games. Até agora nenhuma outra conseguiu
reproduzir esta popularidade.
Você acredita que um game como este seria bem sucedido em outras plataformas, como consoles ou mesmo smartTVs, por exemplo?
Os jogos da King são produzidos para jogabilidade entre
diferentes dispositivos. Portanto, sim, este jogo funcionaria muito bem
nesses tipos de plataformas. Constantemente nós ouvimos o que nossos
jogadores querem e eventualmente até faria sentido levar nossos games
para estas plataformas. No entanto, agora, smartTVs e até mesmo os
consoles são um nicho muito restrito se comparado aos mais de 1 bilhão
de smartphones em atividade atualmente.
O conceito de combinar três elementos não é exatamente
algo novo, como já vimos em jogos como Tetris ou mesmo Jewelry, por
exemplo. Mas por outro lado, Candy Crush se tornou uma febre entre os
jogadores. A que você atribui o game ser tão viciante?
Eu pontuaria dois importantes fatores para a
popularidade do Candy Crush. A primeira é a acessibilidade. O jogo é
gratuito, fácil de baixar e instalar e está disponível em diversas
plataformas. E a segunda seria o aspecto social. É um jogo o qual a
família inteira pode aproveitar e vemos diversos exemplos engraçados
disso, por exemplo, no Instagram com o uso da hashtag #candycrush.
É comum vermos pessoas pedindo por “novas vidas” para
continuar jogando. Você acredita que este é o tipo de estratégia que
ajuda a empresa a levar os usuários a comprarem acessórios ou conteúdos
especiais?
Pagar por “vidas” é certamente algo muito popular. Vemos
no iTunes que este é o segundo item mais popular vendido no jogo. Mas o
fato de que você também a pode obter gratuitamente a partir de um amigo
reforça o lado social do game e ajuda a aumentar sua popularidade.
Este, aliás, é um ótimo exemplo de como o Facebook pode ajudar os
jogadores a encontrar jogos divertidos que seus amigos também estão
jogando.
Quais são os próximos passos para o Candy Crush Saga?
Vocês consideram lançar novas versões do game ou seguir a diante com
outros projetos?
Nós continuamos a desenvolver o Candy Crush. A cada duas
semanas nós lançamos novos conteúdos e níveis. Mas a King está
crescendo e estamos criando diversos games paralelamente. Nós acabamos
de anunciar também, por exemplo, que nosso popular jogo “Pet Rescue
Saga” chegará em breve para dispositivos móveis.
E sobre o futuro da King, que após 10 anos de
existência está agora ascendendo no mercado de games? Veremos talvez um
escritório brasileiro em breve?
Nós estamos trabalhando duro para lançar novos jogos que
irão apelar ao mesmo público do Candy Crush. A localização sempre foi
importante para nós e atualmente nosso principal desafio é atingir o
mercado asiático. Estamos bastante cientes da grande popularidade de
games no Brasil e estamos muito contentes de ver o quão bem recebido foi
o nosso jogo. Infelizmente, ainda não temos planos oficiais de abrir um
escritório no Brasil, mas posso dizer que eu o visitaria com muita
frequência se abríssemos um!
[Info]
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