Segundo o especialista americano em marketing digital Sage Lewis, cerca
de 55% das pessoas em todo o mundo assistem a vídeos na internet todos
os dias. Em grande parte, essa audiência é tragada por vídeos caseiros,
clipes de música, memes e reproduções de programas de TV. Ainda está
para se firmar a produção de vídeos para internet com formato próprio – e
profissional. Essa é aposta do Crane.tv, canal on-line fundado em 2010
na Grã-Bretanha e que agora dá seus primeiros passos no Brasil, em
parceria com o site de VEJA.
Eleito pelo Wall Street Journal uma das startups mais
inovadoras de 2011, o Crane.tv produz vídeos de alta qualidade técnica e
jornalística, sem tentar emular as emissoras tradicionais de TV. "Nossa
ideia é oferecer na internet uma nova geração de vídeos", diz o
fundador da empresa, Constantin Bjerke.
Os programas do Crane.tv podem ser definidos como uma espécie de
'videorrevista'. Em pauta: arte, design, gastronomia, moda e turismo.
Segundo o executivo, são estas áreas que melhor refletem a cultura
contemporânea. "Produzimos um conteúdo que pode ser distribuído em todo o
mundo porque não se apega às fronteiras geográficas", diz Bjerke. Isso
significa que um mesmo vídeo pode ter apelo semelhante nos Estados
Unidos, Brasil ou Inglaterra.
Pela qualidade e pelo volume de sua produção, o Crane.tv despertou o
interesse de alguns dos veículos mais influentes da imprensa
internacional, como The New York Times, Wallpaper, Vogue e The Guardian, hoje seus parceiros. Publicações digitais, como HuffingtonPost, Hypebeast e Selectism, também fecharam acordos com a empresa.
Graças a esse imenso guarda-chuva de canais de distribuição, o serviço
atinge atualmente uma base de 50 milhões em todo o mundo. De acordo com
dados da startup, 1,5 milhão de pessoas, entre 20 e 45 anos, visitam o
canal Crane.tv todos os meses. "Não importa se o nosso público está em
Nova York, São Paulo ou Berlim. Oferecemos conteúdos que inspiram outras
pessoas", explica o empreendedor.
Constantin Bjerke, fundador da Crane.tv
Modelo de negócio - A produção diária de vídeos de
qualidade requer um sólido modelo de negócios, e é aqui que o Crane.tv
se destaca de outras boas iniciativas que naufragaram por falta de
investimentos. O executivo comanda também uma agência de publicidade
chamada Cult, voltada ao marketing em vídeo, que tem no Crane.tv sua
principal vitrine. Na carteira de clientes da agência estão: American
Express Centurion, Ralph Lauren, MINI, Swarovski, Relais & Chateaux,
Coty, Net a Porter e LVMH, entre outros. É por meio de sua rede de
distribuição e da experiência adquirida ao produzir vídeos para uma
audiência tão ampla, que o grupo liderado por Bjerke consegue transitar
tão bem entre o universo jornalístico e a propaganda.
[Veja]
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