Depois de quatro anos fora do mercado brasileiro, a Sharp - uma das
marcas mais tradicionais do país, especialmente no segmento de
televisores - está de volta. Numa operação comandada pela própria Sharp
Corporation, sem a intermediação de um distribuidor brasileiro, os
produtos da marca já começaram a ser distribuídos às lojas. O grande
trunfo da empresa neste seu retorno são os TVs de tela gigante, com
tamanhos de até 80 polegadas.
A linha de produtos destinados ao mercado brasileiro inclui dez
modelos de TVs e dois monitores (displays sem sintonizador de TV). Estes
são atualmente os mais avançados à venda no país, contando com a
tecnologia Quattron, patenteada pela Sharp. Neles, o processo de
formação da imagem é diferente do convencional, utilizando quatro
subpixels, e não apenas três. Isso, segundo o fabricante, aumenta a gama
de cores e produz imagens mais claras. Os monitores da linha Aquos, de
70" e 80", são LED-LCDs compatíveis com imagens 3D e visam mais o
segmento corporativo, mas estão atraindo também usuários residenciais;
alguns revendedores já têm lista de espera (assista aqui a um vídeo sobre o modelo de 80").
Já os TVs, com tamanhos de 32 a 70 polegadas, são LED-LCDs
convencionais, com resolução Full-HD, sendo os maiores também dotados da
plataforma smart. Segundo a gerente de marketing da empresa, Dany
Shimabukuro, os produtos destinam-se tanto às principais redes de varejo
quanto aos canais especializados, que estão sendo selecionados em todo o
país. A Sharp Brasil Comércio e Distribuição de Artigos Eletrônicos
(razão social da empresa fundada em agosto de 2011) divulgou comunicado
informando que sua estratégia é desenvolver no país o segmento de telas
grandes, aproveitando sua estrutura de fabricação no Japão.
A Sharp Corporation construiu na cidade de Sakai a maior fábrica de
painéis LCD do mundo, onde são produzidos os modelos trazidos para o
Brasil. Recentemente, o grupo negociou 46,5% de suas ações com a
taiwanesa Hon Hai, também dona da Foxconn, montadora dos produtos Apple.
Essa injeção de capital permtiu que a Sharp, fortemente afetada pela
crise econômica que atinge o Japão, mantivesse a fábrica e até
aumentasse a produção. No início do mês, a emprea anunciou também ter
fechado contrato com a Apple para fornecer os displays que irão equipar
as próximas versões do iPhone, iPad e Macbook.
Na última IFA, principal feira de tecnologia de consumo da Europa, a
Sharp apresentou não apenas os principais produtos lançados no Brasil,
mas uma série de protótipos previstos para entrar em produção a partir
de 2013 (veja aqui).
[HT]
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