4 de novembro de 2012

Sharp volta ao mercado com suporte do Japão

Depois de quatro anos fora do mercado brasileiro, a Sharp - uma das marcas mais tradicionais do país, especialmente no segmento de televisores - está de volta. Numa operação comandada pela própria Sharp Corporation, sem a intermediação de um distribuidor brasileiro, os produtos da marca já começaram a ser distribuídos às lojas. O grande trunfo da empresa neste seu retorno são os TVs de tela gigante, com tamanhos de até 80 polegadas.

A linha de produtos destinados ao mercado brasileiro inclui dez modelos de TVs e dois monitores (displays sem sintonizador de TV). Estes são atualmente os mais avançados à venda no país, contando com a tecnologia Quattron, patenteada pela Sharp. Neles, o processo de formação da imagem é diferente do convencional, utilizando quatro subpixels, e não apenas três. Isso, segundo o fabricante, aumenta a gama de cores e produz imagens mais claras. Os monitores da linha Aquos, de 70" e 80", são LED-LCDs compatíveis com imagens 3D e visam mais o segmento corporativo, mas estão atraindo também usuários residenciais; alguns revendedores já têm lista de espera (assista aqui a um vídeo sobre o modelo de 80").

Já os TVs, com tamanhos de 32 a 70 polegadas, são LED-LCDs convencionais, com resolução Full-HD, sendo os maiores também dotados da plataforma smart. Segundo a gerente de marketing da empresa, Dany Shimabukuro, os produtos destinam-se tanto às principais redes de varejo quanto aos canais especializados, que estão sendo selecionados em todo o país. A Sharp Brasil Comércio e Distribuição de Artigos Eletrônicos (razão social da empresa fundada em agosto de 2011) divulgou comunicado informando que sua estratégia é desenvolver no país o segmento de telas grandes, aproveitando sua estrutura de fabricação no Japão.

A Sharp Corporation construiu na cidade de Sakai a maior fábrica de painéis LCD do mundo, onde são produzidos os modelos trazidos para o Brasil. Recentemente, o grupo negociou 46,5% de suas ações com a taiwanesa Hon Hai, também dona da Foxconn, montadora dos produtos Apple. Essa injeção de capital permtiu que a Sharp, fortemente afetada pela crise econômica que atinge o Japão, mantivesse a fábrica e até aumentasse a produção. No início do mês, a emprea anunciou também ter fechado contrato com a Apple para fornecer os displays que irão equipar as próximas versões do iPhone, iPad e Macbook.

Na última IFA, principal feira de tecnologia de consumo da Europa, a Sharp apresentou não apenas os principais produtos lançados no Brasil, mas uma série de protótipos previstos para entrar em produção a partir de 2013 (veja aqui).

[HT]

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