Quanto
maior a tela, melhor a qualidade da imagem. Essa crença, disseminada entre
muitos usuários de TVs pelo mundo afora, está sendo útil à indústria no momento
em que busca aumentar sua rentabilidade. A queda nos preços dos TVs vem
afetando os balanços dos principais fabricantes, e vender modelos de tela maior
(naturalmente a preço mais alto) pode ser uma saída.
Durante
a IFA, esse raciocínio esteve nas entrelinhas de vários discursos e
entrevistas. "Com esse tamanho, todos podem ver que nossa qualidade de
imagem é de fato a melhor", comentou, entusiasmado, o italiano Alberico
Lissoni, vice-presidente da Sharp Europa, ao apresentar seu TV LED de 90",
com resolução 4K. A empresa exibiu a maior variedade de telas grandes do
evento, colocando enfileirados modelos de 50", 60", 70",
80" e 90". Só não ganhou no quesito "tamanho" porque a
Panasonic estava com plasmas de 103" e 145" (este também 4K, mas sem
previsão de lançamento, por enquanto).
Além
do tamanho, a questão da resolução é vista pelos fabricantes como estratégica
nos próximos anos. Embora muitos países ainda não tenham absorvido totalmente a
alta definição, esse não é o caso dos chamados "mercados maduros",
como Europa e América do Norte. "Sem dúvida, há espaço para telas maiores
e novas tecnologias", disse o CEO da TP Vision, Maarten De Vries.
"Mas precisamos ter rentabilidade", acrescentou, referindo-se a sua
empresa, uma joint-venture entre a holandesa Philips e a taiwanesa TPV.
Mais
incisivo, Kazuo Hirai, presidente da Sony, convidou os jornalistas para olharem
de perto seu TV 4K de 84", que exibia o trailer do próximo 007, a estrear
no final do ano. "Duvido que encontrem uma imagem melhor", desafiou o
executivo. "Com aparelhos como esse, temos tudo para reconquistar o
mercado." A empresa já lançou em alguns países uma linha de projetores 4K.
Hirai assumiu o cargo em abril com a dura missão de fazer a divisão de TVs da
Sony voltar a ser lucrativa. "Sei que é um enorme desafio, mas esta
empresa não pode parar", concluiu.
Mas
os concorrentes coreanos também estão se preparando. Pelo menos a LG confirmou
que aposta alto na tecnologia 4K, mostrando um modelo de 84" (semelhante
ao da Sony) e revelando planos de colocá-lo no mercado internacional nos
próximos meses. O produto foi lançado oficialmente na Coreia na semana passada
e, segundo Havis Kwon, presidente da divisão de eletrônicos, o cronograma prevê
colocá-lo nos países onde houver maior demanda, incluindo a América Latina.
[HT]
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Digite aqui seu comentário.