Alguns empreendedores têm dúvidas de como promover sua empresa nas
redes sociais. O Facebook, Twitter, Google+ e outros sites similares são
excelentes para alavancar negócios, mas, é preciso ter foco e objetivo
definidos para alcançar resultados. A maneira como os clientes se
relacionam com uma marca nas redes merece atenção e cuidado. Confira
abaixo sete dicas valiosas, fornecida por especialistas à Exame, que vão
te ajudar a obter sucesso nos canais de comunicação.
Não ignore comentários
As redes sociais são espaços de diálogos, por isso é importante
estimular a participação e, obviamente, responder aos questionamentos
dos usuários. A principal vantagem é ter acesso às críticas e elogios
sobre a empresa que não chegariam de forma tão sincera por outros meios.
Para Alexandre Suguimoto, presidente da APADi (Associação Paulista das
Agências Digitais), se abrir um canal de comunicação esteja preparado
para atendê-lo. Caso contrário é melhor nem criar uma conta.
Defina onde quer estar
Para Grazielle Mendes Rangel, consultora de inovação digital e
coordenadora do curso de Inovação Digital, Planejamento e Estratégia em
Redes Sociais do Ibmec/MG, o perfil do consumidor da marca é que vai
ajudar o empreendedor a escolher a melhor rede para atuar. O Pinterest,
por exemplo, pode ser interessante para empresas que tenham boas fotos
de produtos. O presidente da APADi ainda sugere avaliar os sites como se
fossem vitrines, e criar contas com nome da empresa para garantir a
conta, mesmo que não sejam usadas no futuro.
Produza conteúdo correto
As redes sociais são espaços para conteúdos diferentes e não
campanhas tradicionais de marketing. O ideal, segundo a coordenadora da
Ibmec/MG, é produzir conteúdos que tenham a ver com a marca. Saiba quem é
o publico, que tipo de informação é relevante para ele e quais são os
valores da empresa. Com estes aspectos definidos, publique temas de
interesse do consumidor, e se certifique de que as imagens e textos
usados não tenham direitos autorais. Caso contrário, o post pode ser
removido da página.
Foco no planejamento
Para um dono de uma pequena empresa, montar uma equipe para se
dedicar ao gerenciamento das redes sociais pode não ser viável. Mas, ter
planejamento e acompanhamento é indispensável. "É um espaço para
desenvolver os produtos e monitorar a concorrência. O que acontece nas
redes tem que fazer parte da reunião de pauta das decisões
estratégicas", afirma Grazielle.
Tenha consistência
Muitas vezes as empresas começam empolgadas nas redes sociais e
depois perdem a freqüência de posts. Isso é muito ruim, pois limita a
criação de um relacionamento contínuo com os consumidores. Os posts
precisam de consistência: nem o excesso e muito menos a escassez são
permitidos.
Crie regras de conduta
Mensagens desrespeitosas, xingamentos e palavrões são comuns em
reclamações de consumidores. O recomendável é criar uma política de
utilização da página, informando aos usuários que mensagens com esse
tipo de conteúdo não serão aceitas.
Integre as redes com os outros canais da empresa
Ter bastante conteúdo nas redes sociais pode ser bom e valorizar a
marca, mas não deve ser o único foco do empresário. Não é bom apostar
tudo nas redes sociais e substituir até mesmo o site da empresa por uma
página no Facebook, por exemplo. De acordo com Grazielle, é importante
que exista um alinhamento entre os canais e que cada um tenha um
planejamento e papel diferentes, porém, complementares.
[Olhardigital]
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