Os quatro pilares da tecnologia que mais estão em alta no momento vão
se manter firmes e fortes em 2014. Pelo menos é o que o analista da
Frost & Sullivan Guilherme Campos acredita. A mobilidade, a cloud
computing, o Big Data e o social continuarão sendo a base para diversas
tendências globais em 2014.
Em um bate-papo com o especialista, listamos algumas das principais
tecnologias mundiais que estarão em alta no ano que vem. Vale lembrar
que o Brasil tem um atraso de dois ou três anos na adoção de algumas
delas, devido à cultura e maturidade do mercado. No entanto, no quesito
mobilidade, o país se mantém ao lado das regiões mais desenvolvidas,
como América do Norte e Europa.
Mobilidade
Mais de 50% dos celulares habilitados no mundo serão smartphones. Com
isso, os investimentos em 4G continuarão fortes para atender a demanda
de dados dos usuários. Há ainda uma projeção de que os investimentos e
iniciativas de SDN (Software Definied Networks) aumentem no próximo ano.
Outra tendência aguardada é a consolidação do NFC graças ao aumento
de serviços de pagamentos móveis usando a nuvem. Por fim, o aumento dos
dispositivos móveis no mundo vai manter em baixa a previsão de vendas
dos desktops em 2014.
Cloud computing
Atualmente o mercado gira em torno de SaaS (software como serviço) e
IaaS (infraestrutura como serviço), mas Guilherme acredita que a PaaS
(plataforma como serviço) ganhará força, especialmente nos Estados
Unidos. Por aqui, o IaaS ainda terá grande espaço.
"Empresas brasileiras que tinham um plano de expansão de longo prazo
tiveram de adiar as contratações de serviços, pois cresceram em seis
meses o que deveriam crescer em dois anos", comentou Guilherme em
entrevista ao Olhar Digital Pro. "Além de PaaS, em 2014
a construção de datacenters continuará acelerada devido ao aumento da
demanda pelo modelo de nuvem. Essa "febre" por cloud trará um efeito no
desenvolvimento de aplicações corporativas, que irá aumentar ainda mais
em 2014", finaliza.
Big Data & Analytics
Desde 2011 o termo ‘Big Data’ passeia pelas corporações e imprensa.
Mas em 2014 as ferramentas de coleta e análise de dados vão se
consolidar. A análise preditiva, que faz projeções de cenários e
tendências futuras, será a mais procurada no próximo ano.
Junto dela, o ‘Big Security Data’ ou ‘Security Analytics’, entrará de
mansinho no cenário. Campos afirma que as empresas fornecedoras
passarão o próximo ano educando o mercado sobre o tema e se preparando
para atender as demandas que chegarão a partir do ano que vem.
Social
As redes sociais de nicho, ou seja, redes sociais que focam em apenas
um determinado assunto ou preferência como, por exemplo, o Lulu,
ganharão destaque em 2014.
Apesar disso, o Facebook não perderá espaço para as novas redes. O
investimento em marketing digital se tornará mais importante dentro das
empresas, que passarão a utilizar os sites de relacionamento para
reduzir custos com campanhas ou pesquisas, e tornar os produtos/serviços
mais assertivos.
Para o analista, será possível ver muitas empresas trocando o
trabalho de recrutadoras pelo Linkedin, além de companhias criando seus
perfis corporativos nas redes mais famosas.
Geral
A ‘Internet das Coisas’ vai tomar corpo no ano que vem com grandes
empresas do setor investindo na tendência, como a Intel e a Cisco. A
ideia de disponibilizar conexão em todos os lugares para facilitar o
acesso de grande parte da população mundial tem estimulando companhias a
investir pesado na infraestrutura necessária.
Nos próximos 10 anos, a Cisco calcula um potencial de negócios da
ordem de US$ 14 trilhões para a 'Internet das Coisas'. O ecossistema
empresarial tem muito a ganhar com a ampliação da cobertura online, com
destaque para melhor produtividade dos funcionários, eficiência
operacional e inovação.
No varejo, por exemplo, os investimentos poderiam oferecer condições de analisar o comportamento do público com mais profundidade, impulsionar ferramentas de pagamentos móveis, monitorar vendas e gerar interfaces de comunicação mais eficientes. Campos lembra, contudo, que os setores de transporte e logística serão os maiores interessados na tecnologia no ano que vem.
No varejo, por exemplo, os investimentos poderiam oferecer condições de analisar o comportamento do público com mais profundidade, impulsionar ferramentas de pagamentos móveis, monitorar vendas e gerar interfaces de comunicação mais eficientes. Campos lembra, contudo, que os setores de transporte e logística serão os maiores interessados na tecnologia no ano que vem.
Quer arriscar um palpite? Diga nos comentários abaixo quais serão as tendências tecnológicas em 2014.
[Olhardigital]
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