4 de dezembro de 2011

Fabricantes disputam liderança em aplicativos para TVs

Ao visitar uma loja para escolher seu novo TV neste final de ano, o consumidor brasileiro não terá que se preocupar tanto com a qualidade da imagem. O principal motivo de disputa nos pontos de venda agora são os aplicativos (apps), desenvolvidos pelos próprios fabricantes ou por seus parceiros com o objetivo de encher a tela de atrações.

Num evento realizado esta semana em São Paulo, a LG anunciou que já oferece nada menos do que 400 aplicativos em sua loja virtual, muitos deles gratuitos, que podem ser baixados pelo usuário de TVs dessa marca (alguns apps servem também em players Blu-ray e conjuntos de home theater da empresa coreana). Embora não seja divulgada uma lista oficial desses conteúdos, ao ligar seu TV novo o consumidor já pode conectá-lo à internet (via rede de banda larga) e escolher os que achar mais interessantes. Não há como acessá-los sem um aparelho LG.

A estratégia é a mesma adotada pelos demais fabricantes. Com um total de aproximadamente 300 apps, a Samsung App Store funciona de modo similar. A principal diferença entre as duas concorrentes é que a Samsung decidiu adotar o conceito "Smart TV" como principal atrativo de seus produtos. "Estamos investindo muito em aplicativos, e para 2012 a intenção é dobrar a oferta desses conteúdos", diz Rafael Cintra, gerente da área de TVs da empresa.

Sony, Panasonic e Philips, embora ainda com uma quantidade menor de apps, também caminham na mesma direção. Num levantamento feito no início de novembro, a equipe da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL constatou que já existem 30 modelos de TV do tipo Smart nas lojas brasileiras, além de 9 players Blu-ray e 13 conjuntos integrados de home theater. Todos eles, além da conexão à internet, oferecem ainda facilidades para se integrar a redes domésticas e receber sinais de várias fontes diferentes, inclusive sem fio.

No caso dos TVs, além das conexões convencionais para emissoras abertas e fechadas, os fabricantes estão aperfeiçoando menus que facilitem a navegação pelos inúmeros conteúdos oferecidos. De modo geral, os aplicativos são agrupados em categorias: Redes Sociais (Facebook, Twitter, Picasa e YouTube são as mais comuns); Compra ou locação de filmes (NetMovies, Saraiva Digital, Terra Video Store e Netflix); Portais da internet (UOL, Terra, iG); e Sites com programação especial de vídeo (MTV, TerraTV,  Além disso, está crescendo a oferta de conteúdos 3D sob demanda, games, home banking e material infantil.

[HT]

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