A transmissão de vídeo em 3D é um dos destaques da CES 2010, feira de tecnologia que acontece em Las Vegas e vai até o dia 10 desse mês. Gigantes do setor como Sony, Panasonic e Samsung anunciaram TVs e aparelhos de Blu-ray com recursos tridimensionais.
Como ocorre com todas as novas tecnologias, ainda há muitas dúvidas sobre como exatamente as TVs 3D vão funcionar. Confira a seguir um guia com as informações essenciais sobre esse assunto.
1 - Quanto custará uma TV 3D?
Como em toda tecnologia ainda em seus primeiros passos, os preços dos primeiros aparelhos devem ser muito altos. Por enquanto, nenhum fabricante anunciou preços seus aparelhos. Mas espera-se que eles possam atingir até 10 mil dólares.
2 – É necessário usar óculos?
Sim. No momento, há dois tipos de óculos 3D. O formato mais adotado pelos fabricantes de TV é o de óculos ativos. Eles possuem camadas de LCD em suas lentes, que abrem e fecham em sincronia com a TV para criar o efeito tridimensional. Sony, Panasonic, Samsung e Toshiba usam esse padrão. Há ainda os óculos polarizados. Eles são usados nas atuais salas de cinema 3D, mas não devem emplacar nas TVs 3D.
Algumas empresas já trabalham no desenvolvimento de TVs 3D que dispensam óculos. Mas por enquanto isso está restrito aos laboratórios dos fabricantes. Esses protótipos exigem que o espectador fique em uma posição fixa e a uma determinada distância do aparelho. Qualquer movimento desfaz o efeito.
3 – Se eu comprar uma TV 3D, todos os programas a serão exibidos em modo tridimensional?
Não. Para que o efeito 3D seja atingido é necessário que a captação das imagens e a transmissão sejam feitas com essa tecnologia. Nos Estados Unidos, emissoras como ESPN, DirectTV e Discovery Channel anunciaram a estreia de canais 3D para 2010. No Brasil ainda não há previsão de canais 3D.
Na CES 2010, a Samsung anunciou TVs com um mecanismo de conversão 2D para 3D. Na teoria, esse recurso permitiria gerar efeitos 3D a partir de imagens convencionais. Mas é provável que os resultados não sejam comparáveis aos de um efeito 3D criado a partir de conteúdo já produzido com esse recurso.
4 - Meus DVDs antigos funcionarão normalmente numa TV 3D? E a programação normal da TV?
Sim. Na falta do recurso 3D na programação, as imagens são exibidas normalmente, como em um televisor convencional.
5 - Qual a tecnologia básica de funcionamento dos televisores 3D?
Não há nenhuma revolução tecnológica nessa área. Os recursos 3D serão incorporados às atuais tecnologias LCD, LCD com LED e plasma.
6 - Para quando posso esperar DVDs com recurso 3D?
Ainda não há um consenso entre os fabricantes sobre qual tecnologia usar para distribuir filmes e seriados em formato 3D. Mas o mais provável é que o Blu-ray 3D, baseado no atual Blu-ray, seja o padrão escolhido. Na CES 2010, Sony, Panasonic e Samsung anunciaram aparelhos Blu-ray 3D para esse ano.
7 - Um filme em disco Blu-ray 3D terá efeitos tridimensionais em um tocador Blu-ray convencional?
A princípio, não. Os filmes serão exibidos, porém sem efeitos. Por isso, inicialmente será necessário comprar um aparelho novo, já compatível com Blu-ray 3D, para ver os efeitos 3D.
Os fabricantes estudam a possibilidade de fornecer atualizações na internet para que os atuais players também possam exibir conteúdo 3D. Mas por enquanto isso é só uma possibilidade e dependerá de cada fabricante e da linha de aparelhos.
8 - O Playstation 3 está preparado para exibir conteúdo 3D?
No caso de discos do padrão Blu-ray 3D, a resposta é sim. O documento final de especificações do formato, publicado no fim do ano passado, afirma que o console da Sony pode exibir vídeos nesse padrão.
[IG]
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Digite aqui seu comentário.