Aparelho consegue converter imagens de duas para três dimensões.
Celular com projetor de imagens é destaque na feira de tecnologia.
Começou nesta quinta-feira (7) a Consumer Electronic Show (CES), em Las Vegas, nos Estados Unidos. Nela, mais de 100 mil profissionais do mundo inteiro conhecem as novas tecnologias que chegarão às lojas em 2010. Entre as novidades, gagdets incríveis e invenções geniais. A televisão foi o grande destaque da feira que terminou neste domingo (10).
A fabricante Toshiba lançará um televisor este ano que tem receptor de internet banda larga conectado a oito processadores de 3,2 GHz. Como em equipamentos de outros fabricantes, os filmes chegarão pela internet, sem precisar de DVD.
Outra novidade é a possibilidade de realizar videoconferências pelo televisor. Empresas como Panasonic e LG se aliaram ao Skype para lançar aparelhos que permitirão, por exemplo, duas amigas conversarem enquanto assistem à novela, cada uma em sua casa. Os aparelhos virão com câmeras embutidas. Periféricos especiais, que podem ser conectados às TVs, serão lançados.
Imagens em três dimensões
Visitante assiste à TV 3D na CES 2010, em Las Vegas. (Foto: Mario Anzuoni/Reuters)
Ao colocar os óculos, o telespectador pode ver o mais impressionante. TVs que chegam ao mercado em 2010 vão transformar qualquer imagem em três dimensões. Elas são diferentes dos aparelhos preparados para reproduzir filmes em 3D, pois eles conseguem transformar os programas convencionais em 2D para o 3D. A sensação ao assistir um programa não é a de que os objetos estão saltando da tela, mas a televisão que converte 2D pra 3D dá sim uma sensação de que existe profundidade na imagem.
Para o presidente da Toshiba, Atsushi Murasawa, a tecnologia que converte duas em três dimensões é um segredo. Mas, para o vice-presidente de marketing da empresa, é a velocidade do processador que consegue manipular os dados das imagens. “O chip é tão poderoso que define o lugar de cada objeto e separa a imagem em duas, assim como os olhos, e cria o efeito de uma imagem tridimensional”, diz Scott Ramirez, vice-presidente de marketing da Toshiba nos Estados Unidos.
Celular com projetor
Outro aparelho que tem destaque na CES 2010 se parece com uma lanterna, mas é um telefone celular com projetor embutido. Para utilizá-lo, basta colocar o dispositivo em cima da mesa e o filme ou o vídeo aparecem em qualquer parede. O aparelho é do tamanho de um celular comum e o som dos vídeos que você assistir é reproduzido pelos alto-falantes do telefone.
“É possível mexer no foco, aproximar ou afastar a imagem e selecionar um link para navegar na internet, como se fosse em um computador”, explica o expositor.
Games sem controle
Periférico Project Natal utiliza câmeras para captar os movimentos do corpo dos jogadores para controlar games. (Foto: Divulgação)
Para os apaixonados por jogos eletrônicos, a grande novidade é da Microsoft. A empresa anunciou na abertura da CES, que o Project Natal chegará às prateleiras das lojas no final deste ano.
O Project Natal é um projeto considerado revolucionário na indústria de jogos eletrônicos: ele é um acessório composto de diversas câmeras e microfones que capta os movimentos do jogador, permitindo jogar os games sem a necessidade de um joystick.
A empresa não revelou quanto o acessório custará nem a data oficial de lançamento. A Microsoft não fala em cifrões. Aliás, de cifrões, todos gostam muito, mas ninguém fala o quanto fatura.
[G1]
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Digite aqui seu comentário.