Agora é para valer. O híbrido mais popular do mundo será vendido no Brasil. Lançado em 1997, o Toyota Prius
deverá desembarcar no país em setembro de 2012 e estará presente no
Salão do Automóvel de São Paulo ao lado do novo compacto da marca
japonesa, que será produzido na fábrica de Sorocaba, em São Paulo.
A
Toyota ainda não tem estimativa de preço para o modelo que será
importado do Japão – ele também é produzido na China e na Tailândia. A
ideia inicial é que ele seja posicionado entre o Corolla e o Camry.
Nos EUA, ele tem preço inicial de US$ 23.520 e pode chegar a US$ 28.790
na versão topo de linha. "É difícil falar de preço, já que o Prius
só será lançado daqui um ano. Nesse período, vamos conversar com o
governo, que deve adotar políticas de incentivo para esse tipo de
carro", afirma Luiz Carlos Andrade Junior, vice-presidente comercial da
Toyota no Mercosul. O executivo garante que as mudanças nas regras do
IPI não alteraram o cronograma de lançamento do carro e que a Toyota
espera vender de 100 a 150 unidades do Prius por mês.
Um dos motivos para a demora do lançamento do Prius
no mercado brasileiro foi a necessidade de adaptação à nossa gasolina,
que é misturada ao etanol. "A melhor solução para o Brasil seria um
híbrido flex fuel", diz Andrade, sem descartar a possibilidade de que a
Toyota desenvolva uma variante deste tipo aqui. "Não é uma promessa. Mas
dependendo do sucesso da introdução do Prius como está, seria natural
caminhar para o híbrido flex", conta. A hipótese de ele ser montado aqui
em regime de CKD também pode ser cogitada, de acordo com a resposta dos
consumidores.
Modelo poderá ganhar versão híbrida flex no Brasil no futuro
E
é justamente para garantir a boa receptividade do modelo que a Toyota
vi usar o próximo ano para fazer campanhas de conscientização e educação
sobre a importância e o uso de veículos híbridos. Quinze unidades do
modelo já estão no país e, em um segundo momento, serão usadas por
celebridades para ajudar a divulgar a marca.
Em sua terceira geração, o Prius tem motor a combustão 1.8 DOHC VVTi de 98 cv e 14,5 kgfm. Junto com o propulsor elétrico, ele entrega potência de 134 cv.
De acordo com a Toyota, o Prius
é o modelo mais vendido no Japão desde maio de 2009, graças aos
subsídios que o governo deu ao modelo depois da crise econômica de 2008.
Até 2010, a montadora já vendeu 3,1 milhões de híbridos, sendo que o
Prius respondeu por 2,3 milhões dessas unidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Digite aqui seu comentário.