Versão hatch chega um ano depois do sedã, com visual que promete inovar segmento
A espera foi longa. Um ano depois do lançamento do New Fiesta sedã, finalmente a Ford
começa a trazer do México a versão hatchback do modelo. Em termos de
visual, o hatch (já como linha 2012) é ainda mais arrojado que a versão
de três volumes. O modelo tem lanternas altas, esticadas para as
laterais, além de tampa traseira e para-choque também elevados, o que
garante um estilo bem agressivo. Os preços começam em R$ 48.950, mas aí
também há novidades. Ao contrário do sedã, que vinha em duas opções (ou
sem airbags ou com sete bolsas), o hatch oferece um pacote
intermediário. Além do básico (sem airbags e sem ABS) e do completo (R$
54.950, com sete airbags, bancos de couro, rodas aro 16, etc.), o New Fiesta hatch
chega com uma opção intermediária, que por R$ 51.950 oferece airbag
duplo, controle de estabilidade, sistema multimídia Sync, freios ABS e
assistência de partida em rampa.
New Fiesta hatch conta com controle de estabilidade e assistente de saída de rampa
De acordo com a Ford, as inovações que chegam com o Fiesta hatch
serão estendidas ao sedã. O controle de estabilidade é uma boa novidade
do Ford. Ele auxilia no controle do carro em situações críticas de
derrapagem e perda de controle, e é uma raridade nesse segmento. Outra
surpresa bem-vinda é o assistente de saída em rampa: ele mantém o
veículo parado alguns instantes após o motorista soltar o pedal de freio
em uma subida, dando tempo necessário para que o condutor possa
acelerar, sem o risco de o veículo voltar. Na prática, o dispositivo
elimina a necessidade de se utilizar o freio de estacionamento ao parar
em subidas íngremes, à espera de o semáforo abrir. O sistema multimídia
Sync é outra boa nova. Até agora disponível apenas em automóveis mais
caros da Ford, como Fusion e Focus, o dispositivo permite controlar ar-condicionado, som e telefonia Bluetooth por comando de voz.
Outra
novidade que a partir de agora será incorporada ao sedã é o filete de
leds no para-choque, que funciona como luz de posição. Envolto por uma
moldura cromada, o novo acabamento confere um visual bem melhor que o
existente até agora no sedã, que vinha com uma peça plástica preta. Era
evidente que ali faltava algo.
Para-choque tem luzes de led nas seções inferiores para indicar posição à noite
Embora traga algumas novidades que devem ser estendidas ao New Fiesta sedã,
ambos têm leves diferenças visuais, para preservar a identidade. É o
caso da grade frontal. Enquanto o sedã continua com grade de filetes
cromados (maior sobriedade), o modelo de dois volumes chega com grade
mais fechada, pintada da cor do carro (mais esportividade).
Mecanicamente,
não há novidades. O motor 1.6 Sigma (115 cavalos com etanol) repetiu a
boa performance do sedã. O motor de alumínio, 16 válvulas e comando
duplo garante agilidade mesmo abaixo de 2.000 rpm, e vai assim até as
altas rotações. Tudo com muito silêncio a bordo. A direção elétrica é
precisa, idem para a suspensão. A posição ao volante agrada. O painel é
moderno e os comandos estão à mão. O espaço no banco traseiro é um pouco
limitado para pessoas mais altas, por causa do teto, que cai um pouco
na parte final da carroceria. No geral, porém, o veículo agrada, e passa
a ser uma referência do segmento, disputado também por modelos como VW Polo e Fiat Punto. O teste completo do modelo está na edição de outubro da revista Autoesporte.
Painel segue desenho da versão sedã, com controles modernos e fáceis de acessar
[Autoesporte]
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