24 de julho de 2010

Uma casa só sua na Toscana




Parece cena de filme. A viagem começa em Florença, a cidade italiana das artes. Depois de 40 minutos por uma estrada sinuosa, cercada por vinhas, oliveiras, girassóis e ciprestes, você chega a uma fazenda construída há cerca de 500 anos e tombada pelo patrimônio histórico. Recebe as chaves da casa principal, que será sua por um período mínimo de uma semana. A villa italiana do século 15 está localizada no coração da Toscana, região central da Itália, no chamado Chianti Clássico, a meio caminho entre Florença e Siena.

Antigo mosteiro erguido no alto de uma colina, a casa de pedra é uma autêntica propriedade rural toscana, encravada numa área de 21 hectares com plantações de azeitonas, vinhedos e cortada por uma estrada original dos tempos do Império Romano. Sua proprietária é uma brasileira, a paulistana Jussara Del Mastio, 56 anos. Ex-professora de história da arte na Universidade Mackenzie, Jussara foi fazer um curso de especialização em Florença, no início dos anos 80, e nunca mais voltou. Casou-se com o italiano Roberto, dono de uma loja de antiguidades na cidade, teve duas filhas, e mudou-se para o campo.

Em 1999, a família comprou a Villa Podere Felceto, a dez minutos da cidade de Panzano in Chianti. Jussara e Roberto reformaram a casa e começaram a produzir azeite extravirgem com azeitonas que crescem nos mais de mil pés de oliveiras da propriedade. “Meu marido vem do campo e tinha experiência. Ano a ano fomos fazendo melhorias na casa e hoje queremos propor que os turistas que nos visitam conheçam a vida nos campos da Toscana”, afirma Jussara. “Quem gosta pode até cozinhar usando ingredientes típicos da região, como o queijo de ovelha, e verduras colhidas na horta.”

A casa de 450 metros quadrados tem dois andares e capacidade para 13 pessoas. Com sete quartos, é alugada para famílias ou grupos de amigos. Mas como tem entradas independentes e duas cozinhas, pode também ser dividida e ocupada separadamente, fora da alta temporada. Na parte de cima, abriga oito pessoas, e na de baixo, cinco. Por fora, a construção de pedra mantém a arquitetura típica da Toscana. Por dentro, oferece as facilidades da vida moderna, com internet e TV. O preço médio, considerando alta, média e baixa temporadas, gira em torno de 4.470 euros a semana ou cerca de 344 euros por pessoa (veja abaixo).

Há ainda na propriedade um chalé para duas pessoas, com café da manhã servido pela família Del Mastio; e o Fienile, um apartamento de 80 metros quadrados assim chamado porque ocupa o lugar onde era guardado o feno da fazenda. Ele acolhe cinco pessoas.Possui cozinha e um jardim privativo.

[Globo]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.