Ferrari F12berlinetta é sucessora da icônica Enzo
A Ferrari apresentou hoje o seu modelo mais aguardado dos últimos anos: a F12berlinetta, GT que chega para assumir o lugar da icônica Ferrari Enzo.
E o modelo já se apresenta com um feito único - é a Ferrari mais rápida
já criada. Isso mesmo, ela é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3,1
segundos, de acordo com os testes realizados pela italiana. Se o piloto
não interromper a brincadeira, a aceleração segue até os 200 km/h em
mais 5,4 segundos - 1,23 segundo mais rápida do que qualquer outro
modelo de rua da Ferrari.
Desenho foi criado em conjunto entre centro de estilo da italiana e o estúdio Pininfarina
O
responsável por isso, em grande parte, é o motor V12 de nova geração.
Montado em 65º, o propulsor de 6.262 cc é capaz de desenvolver 740
cavalos de potência a 8.500 rpm e 70,3 kgfm de torque a 6.000 rpm. Ao
levar em conta o peso de apenas 1.525 kg da F12berlinetta,
é possível calcular uma relação peso-potência de 2,1 kg/cv, o que
contribui muito para a velocidade máxima de mais de 340 km/h.
Com 4,61 m de comprimento, 1,94 m de largura e 1,27 m de altura, a F12berlinetta
garantiu sua leveza com a adoção de 12 tipos diferentes de ligas na
criação do chassis, algumas utilizadas pela primeira vez no setor
automotivo, segundo a Ferrari. A estrutura ficou 20% mais rígida,
enquanto o peso caiu 70 kg em relação ao último cupê V12 da marca.
Interior traz novo padrão de disposição de controles para os modelos Ferrari
A
transmissão é automática de dupla embreagem com opções de trocas
manuais por borboletas posicionadas atrás do volante, desenvolvida pela
equipe de F1 da scuderia. E tão importante quanto acelerar é parar, por
isso a F12berlinetta traz os freios a disco de carbono e
cerâmica de última geração da Ferrari, que trabalham em conjunto com o
sistema de controle de suspensão SCM-E e toda a já tradicional
eletrônica de segurança, como ABS, controle de estabilidade, diferencial
eletrônico e mais.
Agressividade e suavidade se revezam entre as linhas da F12berlinetta
O desenho da F12berlinetta
foi criado em conjunto entre centro de estilo da marca e o tradicional
estúdio de estilo Pininfarina, responsável por vários outros projetos da
Ferrari. Seu desenho foi estudado para ser um cuidadoso equilíbrio
entre estilo e aerodinâmica, afim de manter as características visuais
dos novos modelos V12 da italiana (cuja principal identificação é a
grade dianteira) sem sacrificar o desempenho. O resultado é uma redução
de downforce nos testes de túnel de vento em relação aos demais V12, com
123 kg atingidos a 200 km/h e coeficiente de arrasto de 0,299. Outra
preocupação foi oferecer um espaço interno maior do que os cupês
desenvolvidos no passado.
E
por falar em interior, um acabamento inédito na linha Ferrari é
oferecido, com um novo posicionamento dos controles no console central e
nos arredores do painel de instrumentos - sem abandonar a tradicional
"Interface Humano Máquina", utilizada pela Ferrari para criar um cockpit
inteiramente voltado para o motorista. Os detalhes foram todos
trabalhados artesanalmente, e exaltam o contraste entre a fibra de
carbono, alumínio e o couro Frau, distribuídos por todo o interior.
A F12berlinetta
fará sua primeira aparição pública no Salão de Genebra, que começa
semana que vem. Preços e data do início das vendas deverão ser
divulgados no evento.
Confira abaixo os vídeos com um passeio virtual pelo carro e um teste na pista feito por Fernando Alonso e Felipe Massa:
[Autoesporte]
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