Sensação
na última edição da Consumer Electronics Show, em janeiro, os TVs OLED
chegam ao mercado internacional no segundo semestre deste ano. A promessa é da
LG, que tomou a decisão estratégia de sair na frente na corrida pela nova
geração de displays, produzidos a partir de materiais orgânicos.
“Não
devemos ter medo de adotar as novas tecnologias, ainda que sejam provenientes
de outras empresas”, disse na semana passada o presidente da LG Electronics,
Koo Bon-moo, a executivos reunidos no novo centro de pesquisas do grupo. “O
importante é ganhar competitividade num ritmo cada vez mais rápido”. Bon-Moo
determinou que sejam acelerados os procedimentos para colocar à venda o
modelo 55EM9600, de 55 polegadas (veja um vídeo
com o produto), previsto inicialmente para o final do ano.
Apontada
pelos especialistas como principal tendência em displays para os próximas anos,
a tecnologia OLED (Organic Light-emitting Diode) está sendo desenvolvida por
vários fabricantes, como Samsung, Sony e Panasonic. Os painéis orgânicos já são
usados hoje em muitos aparelhos portáteis, mas nenhum fabricante conseguiu até
agora usá-los em larga escala para telas grandes. Entre as vantagens apontadas
estão resolução de cores, taxa de contraste, espessura do gabinete e economia
de energia.
No
Brasil, a LG também pretende ser a primeira a lançar a novidade, provavelmente
no segundo semestre. “O Brasil é um dos países que têm prioridade no lançamento
mundial de novas tecnologias, o que deve apressar a chegada do modelo de 55
polegadas por aqui", diz Fernanda Summa, gerente de produto da empresa,
que exibiu o produto em março, em São Paulo.
Curiosamente,
a confirmação veio depois que a principal concorrente da LG, a Samsung,
anunciou que seu TV OLED só chegará ao Brasil em 2013 - no mercado americano, a
expectativa é para o final do ano. " Os custos de produção ainda são muito
altos", afirmou José Fuentes, vice-presidente da Samsung.
[HT]
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Digite aqui seu comentário.