Entre
pilhas de tarefas e compromissos para serem cortados da lista, é difícil saber
o que priorizar. Christian Barbosa, especialista em administração do tempo,
afirma que a chave para saber o que é realmente prioritário é diferenciar o que
é urgente do que é importante. “Muita gente tem mania de falar que tudo é
urgente. Ao final de um dia, acaba perdendo tempo”, afirma.
Andrea
Piscitelli, consultora e professora na Fundação Getúlio Vargas (FGV), Fundação
Armando Álvares Penteado (FAAP) e Fundação Instituto de Administração (FIA), o
ideal é trabalhar sempre com uma agenda bem organizada.
1 - Tenha uma visão clara de seus objetivos
1 - Tenha uma visão clara de seus objetivos
Para
Andrea, é importante alinhar as metas e objetivos com a gestão de sua área. “De
maneira sistêmica, o profissional terá mais autonomia para negociar uma ou
outra prioridade que surgir”, explica.
2
- Classifique suas tarefas
“Tem
muito assunto urgente que é ‘falso’”, afirma Barbosa. Por isso, é preciso se
ater às tarefas em que o prazo já expirou ou está prestes para. Aquelas que
também são importantes, mas não urgentes, quando realizadas são benéficas não
só para você como para outras pessoas, mas podem esperar.
E
as circunstanciais são aquelas tarefas que não vão atrapalhar em nenhuma outra.
3
- Faça um cronograma de entrega
“Utilize
o cronograma como um guia no trabalho”, diz Andrea. Segundo ela, é necessário
que o profissional tenha controle de suas demandas e habilidade de conseguir se
gerenciar.
4
- Priorize você
Em
algumas situações, há tanto trabalho em que almoçar parece perda de tempo. “Mas
também é importante priorizar você. Se a pessoa está cansada, produz bem
menos”, afirma Barbosa.
Ele
aconselha focar na performance e se para isso acontecer é necessário estender o
seu intervalo em 20 minutos, peça ao seu chefe.
5
- Atualize sua agenda semanalmente
Andrea
ensina que toda sexta-feira o profissional deve visualizar tudo que entregou e
ainda tem que entregar para evitar surpresas de última hora. Mas não é uma
regra, “todo dia é preciso gerenciar sua lista de prioridades. O ideal é saber
quanto tempo cada tarefa demanda e programar a partir disso”, diz.
[Info]
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Digite aqui seu comentário.