Uma revolução de informação e entretenimento está chegando aos
automóveis. Pelo que anunciam alguns dos principais fabricantes, na CES
2012 haverá uma série de demonstrações de recursos que o usuário passará
a encontrar nos modelos a ser lançados este ano.
A Ford, por exemplo, promete dobrar o número de aplicativos de sua
plataforma Sync, já adotada em alguns veículos. Mercedes e Kia também
participarão da CES, pela primeira vez, com esse tipo de novidade. Os
recursos são variados, do acesso direto à internet aos controles no
painel permitindo obter informações sobre o trânsito e as condições do
tempo.
No sistema Entune, da Toyota, o motorista pode fazer reservas em
restaurantes ou comprar ingressos de cinema clicando alguns comandos do
veículo. No Sync, a Ford está incluindo comandos de voz. Por sua vez, a
Mercedes já permite que seus usuários deixem o celular em casa: o carro
vem equipado com um sistema de comunicação semelhante.
Nos últimos meses, aumentam significativamente a aproximação entre as
montadoras e os desenvolvedores de aplicativos, que utilizam como base
as plataformas da Apple e do Android. “Se não chegarmos a 50 apps até o
final do ano, ficarei decepcionado”, diz Doug VanDagens, diretor da
Ford.
A maior preocupação dos fabricantes é que os aplicativos para
automóveis não interfiram com a segurança do motorista. Os
desenvolvedores estão sendo orientados a buscar soluções em que o
usuário não se desconcentre do principal – atenção ao dirigir.
[HT]
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Digite aqui seu comentário.