A Ford
revelou o novo EcoSport nesta quarta-feira (4), no Salão de Nova Délhi,
na Índia. O SUV também está sendo mostrado nesta manhã em Brasília. A
apresentação desse que é um dos lançamentos mais esperados para 2012
acontece simultaneamente em diversos mercados porque o novo SUV compacto
será vendido em mais de 100 países. Desenvolvido pela equipe de
engenharia brasileira da montadora, o carro vai ser produzido,
inicialmente, no Brasil, Índia e Tailândia.
Atriz Deborah Secco, ao lado do presidente da Ford do Brasil, participa da apresentação em Brasília
Carro também foi mostrado na Índia nesta quarta
Esta é a segunda grande mudança na história do veículo
EcoSport é o primeiro carro global desenvolvido pela Ford em Camaçari
[Autoesporte]
A data de lançamento ainda é mantida em segredo, assim como o preço.
Não foram revelados detalhes da mecânica do veículo que será vendido
aqui: na apresentação foi usado um protótipo e o interior do veículo
também não foi mostrado. No evento na Índia foi dito que o veículo vai
contar lá com motor 1.0 EcoBoost, de 3 cilindros, 1.0 litro.
Atriz Deborah Secco, ao lado do presidente da Ford do Brasil, participa da apresentação em Brasília
Para a Ford do Brasil, o carro é um marco, pois coloca o país como um
dos centros de desenvolvimento de produtos globais para a companhia
norte-americana -são 5 ao todo. No entanto, o salão indiano foi
escolhido como palco principal da estreia porque se trata do país onde a
Ford tem forte foco de expansão; além disso, a expectativa é que o
evento atraia 1,4 milhão de visitantes.
Carro também foi mostrado na Índia nesta quarta
Para o mercado brasileiro, o carro começa a ser produzido em Camaçari,
na Bahia, onde é feito o modelo anterior. "A meta da Ford é desenvolver
carros globais, mas produzí-los perto dos mercados onde serão vendidos. O
Brasil atenderá a demanda da América do Sul, a Índia, apenas o mercado
indiano, por exemplo", disse Marcos de Oliveira, presidente da Ford do
Brasil e Mercosul.
O novo EcoSport
conta com a plataforma do New Fiesta, o primeiro que traz no DNA o
conceito “One Ford”, de globalização dos carros da companhia.
No evento em Brasília, a montadora destacou que é a primeira vez que a
engenharia de Camaçari desenvolve um carro global. "Esse nosso novo
produto começa a nova realidade de globalização", afirma o diretor de
assuntos corporativos da Ford América do Sul, Rogélio Golfarb.
A renovação do EcoSport ocorre no momento em que o líder da categoria SUV ganha novos concorrentes, como Renault Duster, lançado em outubro passado, e o Fiat Freemont, que chegou em agosto. O modelo da Ford fechou 2011 com 38.530 unidades vendidas contra 18.023 do Hyundai Tucson,
o vice-líder, segundo dados divulgados nesta quarta pela Federação
Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). O Duster
emplacou 9.388 unidades em seus 3 meses no mercado. E o Freemont, 2.247.
Esta é a segunda grande mudança na história do veículo
InvestimentosO presidente da Ford do Brasil
enfatizou a importância do lançamento também para o desenvolvimento do
país, já que a montadora anunciou em dezembro uma nova fábrica de
motores em Camaçari, a primeira no Nordeste. A nova unidade custará R$
400 milhões em investimentos e terá capacidade para produzir 210 mil
motores por ano.
A montadora não revela quanto investiu no projeto do EcoSport, mas o
presidente da operação no Brasil afirma que o montante está incluso nos
R$ 2,8 bilhões destinados ao Nordeste entre 2011 e 2015. O total para o
Brasil é de R$ 4,5 bilhões. "O Brasil é visto com bons olhos", diz
Oliveira. A capacidade produtiva em Camaçari vai aumentar de 250 mil
unidades para 300 mil.
EcoSport é o primeiro carro global desenvolvido pela Ford em Camaçari
Presente na apresentação, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação,
Aloizio Mercadante, afirmou que o lançamento de um produto feito no
Brasil na Índia mostra a força dos países emergentes, que se desenvolvem
mesmo em momento de crise, como acontece agora na Europa. "Não queremos
ser um país de manufatura, queremos ser uma potência de
dedenvolvimento. Este é o caminho que esperamos da indústria
automobilística nacional. Este carro desenhado na Bahia terá muito axé."
A Ford do Brasil lançará também neste ano um terceiro veículo global.
Entre os modelos aguardados estão o novo Ka e um modelo do segmento B, revelado ao G1 durante o Salão de Frankfurt.
Relembre a história do EcoSport
2004 - Lançamento da versão 4WD, com tração total inteligente e aparência externa diferenciada.
2005 - Primeiro utilitário esportivo com motor flex,
na versão 1.6. No final do mesmo ano, introduziu a versão FreeStyle, com
itens de estilo personalizados. Lançada em edição limitada, fez tanto
sucesso que virou modelo de série e representa mais de 60% das vendas da
linha.
2006 – Trouxe sistema de áudio com conexão para iPod,
USB e auxiliar frontal, além de integração Bluetooth para celular, que
permite fazer e receber ligações, usar a agenda de contatos, receber
mensagens, visualizar quem está ligando e ouvir músicas via "streaming".
2007 - Chegada do EcoSport Automático, com foco no
conforto ao dirigir. No mesmo ano, a linha teve a primeira mudança
abrangente de estilo.
2008 - Lançamento do motor Flex 2.0.
2009 - Introdução do economizador de bateria, que
desliga as luzes internas após 10 minutos de inatividade, e
alto-falantes de maior potência e qualidade de som.
2010 - Design e equipamentos renovados, incluindo
painel, grade, faróis e o emblema EcoSport no capô, e introdução de três
anos de garantia.
2011 - Lançamento do modelo 2012, com a inclusão de
airbag e freios ABS no modelo FreeStyle 2.0 e os mesmos itens como
opcionais no FreeStyle 1.6.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Digite aqui seu comentário.