7 de agosto de 2011

IFA 2011 mostra nova geração de tablets e TVs 3D

Com a crise nos mercados japonês e americano, a edição 2011 da IFA - principal evento de tecnologia de consumo da Europa - está sendo encarada como palco para grandes lançamentos. A corrida dos fabricantes nos segmentos de tablets, smartphones e TVs 3D deve propiciar aos visitantes do evento mais um show de inovação.

A IFA 2011 acontece entre os dias 2 e 7 de setembro, em Berlim. Como de hábito, os números do evento são grandiosos: mais de 2.700 expositores, 30 pavilhões de exposição totalizando mais de 1 milhão de metros quadrados e cerca de 200 mil visitantes, sendo 5 mil jornalistas de mais de 100 países. No mundo da tecnologia, a IFA só perde atualmente para a CeBit, que acontece em março também na Alemanha, mas não se dedica a produtos de consumo. E já supera em tamanho a CES, organizada sempre em janeiro em Las Vegas (embora esta ainda seja considerada mais importante).

Nos últimos anos, grande parte dos fabricantes asiáticos passaram a montar fábricas na Europa, especialmente nos países da antiga Cortina de Ferro, como Polônia, República Tcheca e Hungria. Com isso, aumentou o interesse pelos produtos lançados no mercado europeu, embora o continente também esteja vivendo uma recessão econômica. Além disso, a IFA costuma atrair inúmeros fabricantes da Europa, grandes, médios e pequenos, que ali fazem o pré-lançamento de seus produtos.

Para este ano, a expectativa maior é em torno da nova geração da tablets e smartphones que chega para tentar roubar o mercado conquistado pela Apple. Fabricantes como Samsung, LG, Sony, Toshiba, Motorola e Acer, já confirmados na IFA, devem apresentar novidades nessa área.

A Samsung, por exemplo, promete estrear em Berlim seu sistema operacional próprio, chamado Bada, além do Galaxy Q, nova versão do tablet já lançado em todo o mundo. A Sony - que na semana passada apresentou seus dois primeiros tablets - irá demonstrá-los na IFA.

Na área de 3D, a corrida entre os fabricantes também é intensa. A Toshiba já confirmou a exibição de uma versão do notebook Qosmio com tela 3D, que não necessita de óculos especial. A LG revelou que pretende expor os primeiros displays 3D sem óculos que têm tela maior do que 40". E a Sony tem pronto seu serviço de streaming 3D On-Demand, específico para TVs Bravia.

Para saber mais detalhes sobre a IFA 2011, acesse o site oficial do evento. Confira também o hot site IFA 2010, com a cobertura completa do evento do ano passado.

[HT]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.