O lançamento oficial da segunda geração do EcoSport aconteceu neste domingo (5), em Natal, quando o G1
pôde avaliar e comparar as duas versões mais importantes da linha em
termos de vendas: a intermediária Freestyle 1.6 e a topo de linha
Titanium 2.0.
Apesar da campanha longa para promover o carro -com a primeira
"aparição" em janeiro passado-, algumas novidades foram guardadas para o
evento no RN.
A principal é que o carro chega às lojas somente em setembro. Sendo
assim, os preços divulgados agora – de R$ 53.490 a R$ 70.190 contam com o
desconto do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), benefício
que acaba no próximo dia 31.
Se o governo mantiver a posição já anunciada de que não vai prorrogar o desconto do imposto para carros, os valores do EcoSport serão outros quando o consumidor puder ver o carro na loja.
Outra novidade é que a versão automática, com esperada embreagem dupla,
só chega em outubro, quando estreará no Salão de São Paulo. E a 4x4
será lançada “no fim do ano”, diz a equipe de marketing da Ford. Por
último, a má notícia é que as fotos divulgadas do modelo com teto solar
só se referem a um protótipo de exibição para o mercado chinês. O item
ainda é algo estudado pela Ford.
De qualquer forma, é um carro que surpreenderá quem sempre gostou de
EcoSport e de quem torcia o nariz para a primeira geração, seja pelo
barulho na cabine, pela carroceria desajeitada de “Fiesta alto” ou pelo
motor que rateava em subidas íngremes. Agora, além de se tratar de uma
plataforma nova, a do New Fiesta,
o SUV traz um pacote tecnológico tanto de conforto quanto de segurança
que eleva a categoria do modelo (direção elétrica, freios ABS e airbag
frontal duplo em todas as versões, por exemplo). Assim, a Ford aposta no
sucesso do carro, mesmo com preços mais salgados.
Topo de linhaA primeira versão avaliada pelo G1
foi a topo de linha Titanium (R$ 70.190). Ela traz de série sistema de
assistência em rampa (que evita que o carro ande para trás em subidas
íngremes), controles de estabilidade e de tração, sensor de
estacionamento, rodas de liga leve de 16", computador de bordo, vidro
com sistema "one touch" (fechamento com um toque), ar-condicionado
digital, sensores de chuva e de luminosidade, bancos de couro, chave
inteligente, grade cromada e seis airbags.
O motor 2.0 Duratec é o mesmo do EcoSport anterior e oferece 147
cavalos a 6.250 rpm e 19,7 kgfm a 6.250 rpm. Ele tem boas respostas e
potência para viagens tranquilas. O conjunto câmbio-transmissão peca
somente pelo encaixe nada macio da alavanca do câmbio manual.
InteriorAo entrar, o sorriso desmonta um pouco do
rosto. A versão Titanium vem de série com bancos de couro, o que lhe dá
um ar mais refinado. Porém, o belo desenho do painel foi executado em um
plástico diferente do New Fiesta, e não é emborrachado – o que seria um
“mimo” interessante para uma versão topo de linha. Assim, a Titanium se
iguala à Freestyle ou a S e SE se for considerar os materiais
estruturais de acabamento. O revestimento das portas e os porta-trecos
deixam tal constatação bem nítida.
Por causa disso, talvez o concorrente que mais ameace a versão topo de
linha do EcoSport seja o próprio New Fiesta, pelo custo-benefício.
O que o totalmente renovado SUV da Ford traz de vantagem em qualquer
uma das versões é o conforto dentro do habitáculo. Para o motorista,
tem-se boa visibilidade, ajuste fácil de banco e de retrovisores, além
de uma posição de dirigir alta, nada cansativa. Dá para encarar viagens
longas com o carro sem problema de dor na lombar – há ajustes também do
banco neste sentido.
Para os passageiros, sobra espaço para as pernas, e quem vai no banco
de trás conta ainda com três possíveis posições de inclinação do encosto
do banco, o que permite tirar cochilos mais confortáveis, como em uma
poltrona em casa. O único problema, neste caso, é o sistema. É preciso
puxar firme uma fita que fica ao lado do banco e, com a outra mão,
acertar a posição do banco.
Quem estava acostumado com o EcoSport antigo só vai estranhar no começo
é a linha de cintura mais elevada, que deixa os vidros menores e mais
altos.
Outro ponto que merece destaque foi o trabalho da Ford em resolver de
vez o ruído dentro da cabine. Silenciosa, finalmente o painel não
trepida mais e o barulho do motor não passa para o habitáculo.
A suspensão, também nova, segura bem o carro no chão. Agora, o EcoSport
não passa mais insegurança nas curvas e supera buracos, valetas,
lombadas e ruas de paralelepípedo sem tanto chacoalho.
Freestyle 1.6A versão mais vendida da geração
antiga deverá ser a mais procurada também na geração estreante, a
intermediária Freestyle 1.6 (R$ 59.990). Isso porque ela vem com um bom
pacote de itens de série - sistema de assistência em rampa (evita que o
carro ande para trás em subidas íngremes), controles de estabilidade e
de tração, sensor de estacionamento, rodas de liga leve de 16",
computador de bordo e vidro com sistema "one touch" (fechamento com um
toque) – e um competente motor 1.6 Sigma, o mesmo do New Fiesta e do Focus.
Quem quiser adicionar airbags laterais e bancos de couro vai pagar R$
3.700 a mais pelo conjunto. E por que não partir direto para a Titanium?
Porque o moderno motor 1.6 dá conta do recado e torna esta versão o
melhor custo-benefício da linha. Ele desenvolve 115 cv a 5.500 rpm e
15,9 kgfm de torque a 4.750 rpm. E é exatamente o torque mais
“nervosinho” que garante o bom desempenho na estrada, seja para
ultrapassagens ou para ter fôlego em trechos de aclive.
ConclusãoEsqueça o que já foi o EcoSport. Ele é um
carro que literalmente nasceu de novo, agora como modelo global. Ganha
dos concorrentes pelo custo-benefício, especialmente porque agrega
tecnologias como o sistema de conectividade Sync, direção elétrica,
assistente de partida em rampa, compensação do áudio quando aumenta a
velocidade, aerodinâmica 11% melhor (em relação ao modelo antigo), entre
outras.
O único aspecto questionável é o acabamento, que poderia ter materiais e
encaixes melhores. Em outras palavras, ser mais caprichado. Quem sabe o
modelo 2014 receba melhorias. Afinal, a própria história do EcoSport
mostra que ele sempre esteve aberto a sugestões para evoluir.
[Autoesporte]
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Digite aqui seu comentário.