Após a criação e popularização dos faróis e lanternas com LED, o
próximo passo de desenvolvimento tecnológico é a luz laser nos carros. A
alemã BMW revelou que avança na criação de lâmpadas com o recurso que, além de
economizar energia e, consequentemente, combustível, possui intensidade
mil vezes maior do que a dos LEDs convencionais.
Isso porque a iluminação da luz laser é monocromática — as ondas de luz
têm o mesmo comprimento e uma diferença de fase constante. Como
resultado, esse tipo de a iluminação pode produzir um feixe quase
paralelo. Em faróis dos veículos, essa característica pode ser usada
para implementar funções totalmente novas, de acordo com a BMW. Além
disso, a alta eficiência do laser garante a metade do consumo de energia
dos faróis de LED.
A fabricante ressalta que a intensidade dessa luz não apresenta nenhum
risco a seres humanos e animais, quando utilizado na iluminação do
carro. “A luz resultante é muito brilhante e branca. Também é muito
agradável aos olhos e tem um consumo de energia muito baixo”, diz a
empresa.
A segurança é um elemento chave no desenvolvimento do sistema de
iluminação a laser para uso em automóveis. De acordo com a BMW, antes de
a luz dos diodos laser ser emitida para a estrada ou rua, o feixe de
luz azulado é convertido em um pura luz branca, agradável aos olhos.
Isso é feito por meio de um material fluorescente de fósforo encontrado
dentro do farol.
Outra vantagem da tecnologia é o tamanho dos diodos laser, cem vezes
menores do que as células usadas na iluminação de LED tradicional.
Assim, será possível reduzir a profundidade dos faróis, permitindo abrir
novas possibilidades para o posicionamento do sistema na carroceria do
veículo.
A tecnologia é testada nos carros-conceito da submarca de veículos elétricos e híbridos “i”. A primeira exibição de faróis com luz laser será na apresentação do protótipo BMW i8 Concept. “A BMW i representa um conceito novo, que é fortemente orientado para a sustentabilidade”, justifica o grupo ao falar sobre a escolha dos produtos em teste.
A tecnologia é testada nos carros-conceito da submarca de veículos elétricos e híbridos “i”. A primeira exibição de faróis com luz laser será na apresentação do protótipo BMW i8 Concept. “A BMW i representa um conceito novo, que é fortemente orientado para a sustentabilidade”, justifica o grupo ao falar sobre a escolha dos produtos em teste.
[Autoesporte]
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Digite aqui seu comentário.