2.048 x 1.536 pixels: esta será a resolução de imagem do iPad 3, que
começa a ser fabricado em outubro para lançamento no início de 2012. Uma
qualidade de imagem 50% melhor que a de um filme em Blu-ray, por
exemplo. A informação é do The Wall Street Journal,
que levantou junto a fontes confidenciais em Taiwan vários detalhes
sobre o produto. Gente ligada a fornecedores da Hon Hai, montadora do
produto, disse ao jornal que já foram encomendados componentes para
cerca de 1,5 milhão de iPads, incluindo o display de resolução bem mais
alta (o iPad trabalha com 1.024 x 768 pixels). A tela seria menor: 9,7″.
Claro que a Apple não confirma nada disso. Ultimamente, a empresa que
criou o mais fantástico esquema de pré-lançamento de produtos jamais
visto – em que consegue infindáveis destaques na mídia mundial sem
gastar um centavo – vem mudando um pouco sua estratégia. Os boatos
começam a partir de Taiwan, onde tudo é produzido a custo muito mais
baixo, espalhando-se pela cadeia de fornecedores que a empresa americana
mantém por lá. As notícias vazam para a imprensa especializada local e,
em questão de minutos, já podem repercutir em sites e blogs pelo mundo
afora. Cria-se assim um clima de expectativa que fatalmente resulta em
pedidos antecipados e vendas astronômicas.
Não é à tôa, portanto, que a Apple continua batendo recordes
sucessivos de vendas. No trimestre abril-junho, diz o Journal, foram
vendidos 9,3 milhões de iPads, ou seja, o triplo do que foi registrado
no mesmo período de 2010. Somando as também incríveis vendas do iPhone e
do iPod, o lucro líquido simplesmente dobrou. Como se sabe, a empresa
de Steve Jobs acaba de superar a Exxon como a mais valorizada do mundo.
Pelo jeito, esse é apenas o começo.
[Orlandobarrozo]
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