26 de abril de 2010

Blu-ray players vão eliminar conexões analógicas

Até 31 de dezembro deste ano, todos os fabricantes de players Blu-ray terão que eliminar de seus novos modelos as conexões analógicas de vídeo, como S-Video e Video Component. A decisão foi anunciada esta semana pela Blu-ray Disc Association (BDA) e irá afetar principalmente a atividade dos instaladores profissionais.

Segundo a nova regulamentação, os fabricantes poderão manter em linha, em 2011, os players já lançados com conector analógico. Mas os novos modelos terão que vir apenas com conexões digitais, especialmente a saída HDMI, padrão para o formato Blu-ray. Até 2013, porém, não serão mais permitidos players com saída analógica. A intenção é padronizar todas as fontes de sinal de alta definição com HDMI, de modo a reduzir as disparidades entre sinais de fontes diferentes (basicamente, player Blu-ray, filmadoras e receptores de satélite ou TV a cabo).

Além disso, a BDA decidiu também autorizar os produtores de conteúdo em Blu-ray a inserir, a partir de janeiro de 2011, um código especial nos discos pré-gravados. Esse código - tecnicamente chamado ICT (Image Constraint Token) - irá desabilitar as saídas video component dos aparelhos assim que o disco for colocado.

Especialistas consultados afirmam que a mudança pode trazer problemas, na medida em que a conexão HDMI ainda apresenta incompatibilidades entre aparelhos diferentes.

[HT]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.