Assistir ao jogo da seleção acompanhando na tela informações adicionais sobre os jogadores ou sobre a equipe adversária: este é um dos vários recursos interativos da TV Digital, que poderão fazer sua estréia no Brasil durante a próxima Copa do Mundo. A idéia é da operadora Net, que prepara aplicações de interatividade para o evento.
“Vamos ter dois canais HD focados nas transmissões dos jogos: o Globosat HD e o PFC HD, que será alternativa para a transmissão de partidas simultâneas”, explica Alessandro Maluf, gerente da Net. Segundo ele, os assinantes poderão acompanhar na tela, por exemplo, o histórico das seleções e a tabela do Mundial, durante os jogos.
Esta será a primeira Copa em que as partidas serão transmitidas em alta definição, com resolução de 1080i (a máxima permitida pelo sistema brasileiro de TV digital) e áudio 5.1 canais.
Quatro emissoras farão a cobertura ao vivo do evento: Globo e Bandeirantes (sinal aberto), SporTV e ESPN (fechado). A inserção de informações sobre a imagem, com a possibilidade do usuário fazer consultas através do controle remoto, só é possível nas transmissões fechadas. Esse serviço dependerá de cada operadora.
A interatividade completa, no entanto, pode chegar em breve às telas brasileiras, com a introdução do padrão DTVi, novo nome do software Ginga, exclusivo da TV Digital. Segundo o Fórum SBTVD (Sistema Brasileiro de TV Digital), a especificação do DTVi será concluída em abril; a partir daí, os fabricantes estarão liberados para introduzir a novidade em seus novos televisores, ou lançar adaptadores compatíveis.
Ainda antes da Copa, poderá estar disponível a versão mais simples do DTVi, que permite a inserção de informações sobre a imagem ao vivo, mas sem interatividade. A versão completa não tem previsão para chegar ao mercado. Antes disso, a direção do Fórum pretende ainda popularizar mais a TV Digital no País. Para isso, deu início na semana passada a uma campanha publicitária com o slogan “Sinal Digital, é para você, é de graça, é bom de ver”. Segundo o Fórum, hoje 60% do território nacional tem cobertura de sinal digital, com 27 áreas metropolitanas, atingindo um total de 65 milhões de pessoas.
[HT]
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Digite aqui seu comentário.