As principais operadoras brasileiras de TV por assinatura já somam em
suas bases cerca de 4,7 milhões de assinantes que recebem conteúdos em
alta definição. Somando outras pequenas operadoras, projeta-se pelo
menos 50 mil assinantes nessa categoria. Essa estimativa foi feita com
base em dados coletados extraoficialmente por este noticiário junto a
fontes das maiores operadoras com a condição de que a informação só
fosse apresentada de forma consolidada. As únicas operadoras que têm
seus dados públicos são a GVT (que tem 100% da base em HD, ou seja, 450
mil clientes) e a Sky, que na última conferência do Banco Morgan
Stanley, no final de fevereiro, revelou ter 1,5 milhão de assinantes com
pacotes HD no Brasil.
Esse número mostra que em pouco mais de cinco anos em que o produto
está comercialmente disponível (houve ofertas experimentais em 2006, mas
a oferta HD começou de fato no final de 2007), a base de assinantes que
recebem canais em alta definição atingiu uma penetração superior a 28%,
considerando o total de assinantes de janeiro de 2013 (16,5 milhões).
A tendência é de aceleração desses números. Muitas operadoras já não
estimulam a venda de pacotes apenas com o decodificador digital SD
(definição padrão). Outras, como a GVT e a OiTV, nem têm a opção de
pacotes sem ser HD (no caso da Oi, apenas assinantes antigos têm a caixa
SD). A Net, por exemplo, optou por não ofertar em nenhuma nova cidade
pacotes SD, todos serão HD.
Canais HD
Já o número de canais em alta definição ainda é limitado a 61, segundo
a listagem de canais registrados junto à Ancine (até dia 7 de março).
Esse número não conta, obviamente, os canais abertos, que variam de
cidade para cidade.
Ao todo, há 215 canais de TV paga disponíveis e registrados junto à
agência reguladora. Dos 61 canais em alta definição, 10 são
exclusivamente oferecidos em HD e 51 existem nas duas opções (HD e SD),
no modelo de simulcast, quando não há diferenças de conteúdo entre os
canais.
[Telaviva]
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