2 de novembro de 2010

TVs LED-LCD em alta no mercado

Lançados timidamente no ano passado, aos poucos os TVs LCD com backlight de led vão ampliando seu espaço no mercado brasileiro. Somente neste mês de outubro, três fabricantes estão colocando suas linhas nas lojas, enquanto outros aumentam a oferta desse tipo de aparelho. As telas ultrafinas e a melhor qualidade de imagem são vistos como grandes atrativos para seduzir o consumidor neste final de ano.

Com telas variando entre 22 e 65 polegadas, os chamados "TVs de LED" agora se aproximam mais dos plasmas, tanto em termos de tamanho (o maior plasma do mercado tem 63") quanto em qualidade de imagem. Esses dois aspectos são estratégicos para os fabricantes, pois os LCDs convencionais não conseguiam evoluir nesse sentido. Os novos TVs utilizam processadores de última geração para melhorar o desempenho em itens como contraste, colorimetria e reprodução de imagens em movimento. Além disso, alguns fabricantes investem em recursos como interatividade e acesso à internet para atrair o usuário.

Sony e Philips, por exemplo, que há tempos abandonaram a tecnologia de plasma, estão entre as que mais apostam nos leds. A primeira acaba de colocar nas lojas dez modelos desse tipo, sendo cinco deles com capacidade 3D. Todos vêm com o software DTVi, que permite acessar serviços interativos fornecidos pelas emissoras, e os modelos top de linha acessam até a rede de relacionamento Twitter.

Por sua vez, a Philips - que também decidiu adotar a interatividade e o acesso à web como regra em todos os seus televisores - está renovando a linha de LCDs com quatro modelos do tipo led. Os tamanhos são de 32", 40" e 46", sendo que o de 40" também reproduz imagens tridimensionais (assim como a Sony, a empresa holandesa aposta nos modelos 3D-Ready, que vem com um adaptador externo). Os novos TVs Philips trazem ainda como atrativos o acesso direto a qualquer site da internet, via browser instalado no próprio TV, e o recurso WiFi Media Conect, que permite acessar conteúdos de um computador sem ter que usar fios.

Já a Semp Toshiba - utilizando a marca STi - está lançando neste final de ano quatro TVs com backlight de led, de 32, 40, 46 e 55 polegadas, com apenas 2.3cm de espessura. Os dois primeiros já estão sendo distribuídos à rede de revendedores. Assim como as demais marcas, a empresa brasileira também aumentou especificações como taxa de renovação de tela (120Hz) e incluiu na nova linha mais entradas HDMI e USB. Além disso, trazem também gravador interno PVR.

[HT]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.