Projeto coloca meio de transporte alternativo em trilhos e já está sendo utilizado na Nova Zelândia. Google decidiu investir US$1.05 milhões na novidade
Um investimento recente do Google na área de transportes alternativos pode mudar seu conceito sobre bicicletas. Trata-se do Shweeb, uma maneira inovadora de transporte que envolve tubos de plástico pendurados em suportes que lembram trilhos elevados. A ideia pode parecer loucura, mas o Google investiu US$1.05 milhões no projeto.
O sistema utiliza pedaladas para se movimentar da mesma forma que uma bicicleta normal, o que o torna um meio de transporte sustentável. Além disso, o sistema tem sido elogiado na Nova Zelândia, onde já vem sendo utilizado em uma pista de 200m, chegando a velocidades de até 45km/h. O transporte possui sete marchas e posição inclinada para melhor conforto do usuário.
A ideia do projeto é do ciclista Geoff Barnett enquanto estava morando em Tóquio, criando o sistema em 2007. Atualmente, mais de 30 mil pessoas tem utilizado o Shweeb na Nova Zelândia.
O interesse por parte do Google no projeto apareceu durante o "Project 10100", uma iniciativa para encontrar soluções para fazer do mundo um lugar melhor. A competição atraiu mais de 150 mil projetos e o Shweeb levou o primeiro lugar entre os cinco mais votados pelo público no quesito "Inovação no Transporte Público".
[Olhardigital]
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Digite aqui seu comentário.