O diretor da operadora, Wang Jianzhou, noticiou o desenvolvimento na última quinta-feira, 19/5, de acordo com uma porta-voz da companhia. Apple e China Mobile chegaram a um acordo sobre o desenvolvimento da Long-Term Evolution (LTE), uma tecnologia 4G que pode permitir que telefones móveis troquem dados a velocidades mais rápidas.
Quando a “maçã” lançar seus iPhones feitos para redes 4G, os aparelhos trarão suporte para a versão da operadora chinesa dessa tecnologia, conhecida como LTE TDD (Time-Division Duplex), disse Wang.
A China Mobile discute com a Apple desde 2007 uma possível venda do iPhone no país. Parte dessas conversas girou em torno da tecnologia de terceira geração da operadora, conhecida como TD-SCDMA (Time Dividion Synchronous Code Division Multiple Access). Se a Apple fosse vender um iPhone para uso na China Mobile, a fabricante teria que alterarar os aparelhos para que eles pudessem usar a rede da operadora.
A ausência de um iPhone oficial entre as ofertas de smartphones da China Mobile deu a sua rival Unicom uma vantagem no mercado, segundo especialistas. Atualmente, a Unicom, que possui cerca de 170 milhões de clientes, é a única operadora naquele país a vender oficialmente o telefone da Apple.
A Apple não se manifestou sobre o assunto. No passado, a companhia afirmou que a China, incluindo Hong Kong e Taiwan, é o mercado de crescimento mais rápido para seus iPhones. Mas até o momento não se falou nada sobre quando um iPhone 4G chegaria ao mercado.
A China já começou a realizar testes em grande escala de sua tecnologia 4G LTE TDD. A pesquisa e desenvolvimento do equipamento comercial para as novas redes serão completados em 2012, mas ainda não está claro quando essas redes estarão disponíveis para verdadeiro uso comercial.
[Macworld]
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Digite aqui seu comentário.