Atualmente a indústria dos jogos tem um mercado global e maciço, e um fator de enorme sucesso para os games tem sido a opção de jogar online. Anteriormente, tal direito era reservado para jogos de PC que se restringiam a FPS’s e MMORPG’s, agora qualquer espécie de jogo tem sua capacidade multiplayer explorada em networks como o Xbox Live e PlayStation Network, além é claro, de serviços como o da Blizzard produtora do jogo World of Warcraft, calcula-se que aproximadamente 12 milhões de pessoas no mundo pagam US$15 ao mês para estarem conectadas ao servidor e jogar online.
Embora o faturamento dos jogos eletrônicos venha caindo desde 2008, um dos melhores da história para a indústria dos consoles e games, ainda supera o mercado cinematográfico. O NDP Group, órgão de pesquisas de mercado norte-americano afirma que a diferença é alarmante, enquanto a indústria dos jogos (títulos, consoles, hardwares e softwares) cresceu 400% em faturamento de 1999 a 2009 a indústria dos filmes alcançou somente 32% no mesmo período.
A venda de muitos jogos arrecada em 1 semana o que filmes arrecadam o tempo que ficam em cartaz, como exemplos desta realidade temos o jogo Call of Duty: Modern Warfare 2 Versus o filme Batman: The Dark Knigh, ambos de 2009.
Apesar do lançamento e excelente arrecadação dos títulos e consoles, o ano de 2010 foi também muito embalado pela venda de acessórios, como os equipamentos que acompanham o Wii Sports e Kinect do Xbox 360. Vejamos a seguir um panorama das vendas dos hardwares e jogos em 2010:
1. Nintendo DS: 145 milhões de unidades vendidas
2. Nintendo Wii: 84.7 milhões
3. Sony PSP: 65.9 milhões
4. Microsoft Xbox 360: 51.3 milhões
5. Sony Playstation 3: 47.3 milhões
Dados: VGChartz.
A lista dos 10 jogos mais vendidos segundo o site inglês Digital Spy (todas as plataformas):
1. Call Of Duty: Black Ops
2. FIFA 11
3. Just Dance
4. Red Dead Redemption
5. Wii Fit Plus
6. Just Dance 2
7. Assassin’s Creed: Brotherhood
8. Wii Sports Resort
9. Halo: Reach
10. Battlefield: Bad Company 2
[Techlider]
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Digite aqui seu comentário.