26 de junho de 2010

TVs com internet: quais são as diferenças?

Passei mais de uma semana pesquisando os TVs do mercado que já acessam conteúdos da internet e cheguei a algumas conclusões interessantes sobre o tema (o trabalho completo vocês conferem na edição de julho da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL).

Em primeiro lugar, é um caminho sem volta. A Semp Toshiba é a única das grandes marcas do mercado que não anunciou nenhum lançamento com essa característica. Mais agressiva, a Sony vai incluir a função em toda a sua linha 2010, que será composta por 25 modelos. LG (com 14 TVs) e Samsung (com 13) vêm em seguida.

A Panasonic também se mexeu e já colocou nas lojas seu plasma de 50” que acessa a internet e permite fazer videochamadas pelo Skype (com a compra de um acessório independente). A empresa japonesa também pretende lançar outros modelos com esse recurso (incluindo TVs 3D no final do ano). Em setembro, será a vez da Philips, que, num primeiro momento, terá quatro TVs acessando a web.

Em comum, todos os TVs acessam vídeos no YouTube (e aqui é bom lembrar que apenas os arquivos em alta definição oferecem uma boa imagem nas grandes telas) e álbuns de fotos no Picasa. Mas a navegação pela internet é restrita: o usuário somente poderá acessar os conteúdos das empresas parceiras de cada fabricante. Por enquanto, a Philips é a única que foi além, mostrando um browser para navegar livremente pelos sites que vocês quiser (com algumas limitações em arquivos e vídeos em Flash).

Começa, então, a briga pelo melhor conteúdo. Pioneira na oferta de TVs com internet em 2009, a Samsung tem um número maior de parceiros ativos, que incluem notícias do Terra, localizador de ruas (SP, RJ e BH), entre outros. LG e Sony fecharam acordo com o UOL, sendo que os TVs top da Sony já acessam o Twitter. A Panasonic aposta no Skype, que também é um dos atrativos das linhas top da Samsung.

Para finalizar, uma boa notícia: sempre que o fabricante fechar uma nova parceria de conteúdo, um pacote de dados será enviado para o seu aparelho, atualizando o recurso de internet sem qualquer custo. E aqui não importa se você acabou de comprar o televisor ou se já está com ele na sala há alguns meses: a atualização é a mesma.

[Planetech]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.