1 de novembro de 2013

Pesquisadores desenvolvem lâmpada capaz de transmitir Internet sem fio

Já imaginou poder usar lâmpadas da sua casa como roteadores Wi-Fi? De acordo com descobertas do professor da Universidade Fundan de Xangai Chi Nan, isso logo poderá se tornar realidade. Apelidada de “Light Fidelity” ou Li-Fi, a tecnologia promete produzir velocidades de até 150 megabits por segundo (Mbps) com apenas uma lâmpada LED equipada com um processador de sinal.
Tecnologia Li-Fi promete conectividade Wi-Fi usando lâmpadas (Foto: Reprodução/Techno Pyrate) (Foto: Tecnologia Li-Fi promete conectividade Wi-Fi usando lâmpadas (Foto: Reprodução/Techno Pyrate))
Tecnologia Li-Fi promete conectividade Wi-Fi usando lâmpadas (Foto: Reprodução/Techno Pyrate)
A transmissão de dados é feita ligando e desligando uma lâmpada. A luz é registrada por um foto detector, que será responsável por transformá-la em informações. O processo acontece tão rápido que é imperceptível para o olho humano. Além disso, cada lâmpada pode oferecer conectividade para até quatro computadores.

Uma das principais vantagens da Li-Fi é o seu custo inferior e maior eficiência em termos de energia do que os sistemas de rádio sem fio existentes. Essa redução de custos é possível graças à difusão das lâmpadas LED e ao fato de que a instalação elétrica já estar pronta na maioria das casas.

A tecnologia tem enormes possibilidades, já que a luz visível é parte do espectro eletromagnético e é 10 mil vezes maior do que o espectro de radiofrequências, o que proporciona capacidade potencialmente ilimitada. Por outro lado, a tecnologia também traz limitações: qualquer objeto que bloqueie a luz irá interromper o sinal da Internet.

Outra questão é que o Li-Fi não será capaz de penetrar as paredes, como os sinais de rádio, o que pode ser tanto uma vantagem como uma desvantagem. Como ponto negativo, essa limitação impedirá que a Internet funcione em mais de um cômodo da casa. Por outro lado, isso também evitará que suas transmissões sejam interceptadas por pessoas não autorizadas que estejam em outro ambiente.

Uma das poucas apresentações do Li-Fi ocorreu em 2011, quando o professor da Universidade de Edinburgh Harald Haas demonstrou como uma lâmpada de LED equipada com tecnologia de processamento de sinal pode transmitir vídeo de alta definição para um computador. Esse mesmo pesquisador, criou o termo “light fidelity” ou Li-Fi e posteriormente montou uma empresa chamada PureVLC, para explorar o uso da tecnologia.

Professor Harald Haas demonstrando a tecnologia Li-Fi (Foto: Reprodução/Techno Pyrate) (Foto: Professor Harald Haas demonstrando a tecnologia Li-Fi (Foto: Reprodução/Techno Pyrate))
Professor Harald Haas demonstrando a tecnologia Li-Fi (Foto: Reprodução/Techno Pyrate)
Apesar de toda a empolgação em torno do assunto, há um certo ceticismo em torno dele, pois ainda não existe vídeos ou fotos que comprovem a validade dos resultados do Li-Fi. Em defesa da tecnologia, porém, o Instituto Fraunhofer de Heinrich Hertz, da Alemanha, alegou que taxas de até 1 Gbps por frequência de luz LED foram possíveis em laboratório, fazendo um bulbo com três cores potencialmente capaz de transmitir dados a até 3 Gbps.


O professor Chi admitiu que a técnica ainda precisa de maior desenvolvimento de micro chips e controles de comunicação antes de ser comercializada. No entanto, o pesquisador informou que sua a equipe mostrará exemplos de kits Li-Fi na China International Industry Fair, em Xangai, no próximo dia 5.

[Techtudo]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.