16 de outubro de 2011

Toyota confirma Prius no Brasil em 2012

Toyota
Agora é para valer. O híbrido mais popular do mundo será vendido no Brasil. Lançado em 1997, o Toyota Prius deverá desembarcar no país em setembro de 2012 e estará presente no Salão do Automóvel de São Paulo ao lado do novo compacto da marca japonesa, que será produzido na fábrica de Sorocaba, em São Paulo.

A Toyota ainda não tem estimativa de preço para o modelo que será importado do Japão – ele também é produzido na China e na Tailândia. A ideia inicial é que ele seja posicionado entre o Corolla e o Camry. Nos EUA, ele tem preço inicial de US$ 23.520 e pode chegar a US$ 28.790 na versão topo de linha. "É difícil falar de preço, já que o Prius só será lançado daqui um ano. Nesse período, vamos conversar com o governo, que deve adotar políticas de incentivo para esse tipo de carro", afirma Luiz Carlos Andrade Junior, vice-presidente comercial da Toyota no Mercosul. O executivo garante que as mudanças nas regras do IPI não alteraram o cronograma de lançamento do carro e que a Toyota espera vender de 100 a 150 unidades do Prius por mês.

Um dos motivos para a demora do lançamento do Prius no mercado brasileiro foi a necessidade de adaptação à nossa gasolina, que é misturada ao etanol. "A melhor solução para o Brasil seria um híbrido flex fuel", diz Andrade, sem descartar a possibilidade de que a Toyota desenvolva uma variante deste tipo aqui. "Não é uma promessa. Mas dependendo do sucesso da introdução do Prius como está, seria natural caminhar para o híbrido flex", conta. A hipótese de ele ser montado aqui em regime de CKD também pode ser cogitada, de acordo com a resposta dos consumidores.
Toyota
Modelo poderá ganhar versão híbrida flex no Brasil no futuro

E é justamente para garantir a boa receptividade do modelo que a Toyota vi usar o próximo ano para fazer campanhas de conscientização e educação sobre a importância e o uso de veículos híbridos. Quinze unidades do modelo já estão no país e, em um segundo momento, serão usadas por celebridades para ajudar a divulgar a marca.

Em sua terceira geração, o Prius tem motor a combustão 1.8 DOHC VVTi de 98 cv e 14,5 kgfm. Junto com o propulsor elétrico, ele entrega potência de 134 cv.

De acordo com a Toyota, o Prius é o modelo mais vendido no Japão desde maio de 2009, graças aos subsídios que o governo deu ao modelo depois da crise econômica de 2008. Até 2010, a montadora já vendeu 3,1 milhões de híbridos, sendo que o Prius respondeu por 2,3 milhões dessas unidades.
Toyota

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.