29 de outubro de 2011

Pessoas com fotos sorrindo no Facebook são mais felizes, aponta estudo

Já ouviu falar naquele ditado "nunca julgue um livro pela capa"? Bom, o estudo a seguir pode provar o contrário, pelo menos no que diz respeito às fotos de usuários no perfil do Facebook.

Em entrevista para o jornal Social Psychological and Personality Science, pesquisadores afirmam que a maneira como uma pessoa sorri numa imagem de perfil no Facebook pode prever o grau de satisfação que ela terá com a própria vida daqui quatro anos. O estudo, feito com um total de 84 participantes, foi baseado em músculos faciais que detectam a intensidade do sorriso nos usuários.

Algumas pesquisas anteriores já revelaram a existência de uma conexão entre o bem-estar futuro e retratos formais nas redes sociais, o que gera interesse em desvendar informações codificadas nos rostos humanos.

Através de dois estudos, psicólogos da Universidade da Virgínia, nos Estados Unidos, descobriram que homens e mulheres que mostraram um sorriso "intenso" na foto de perfil do Facebook nos seis primeiros meses de participação na rede social relataram maior satisfação de vida do que aqueles que não tinham uma imagem nessas condições. Estudantes que apresentavam fotos sorrindo foram mais propensos a relatar níveis de contentamento durante o último semestre da faculdade, cerca de três anos e meio mais tarde.

Os autores descrevem a pesquisa como "um passo na busca da compreensão de como fotos afetivas compartilhadas publicamente podem prever o futuro do bem-estar".

Embora o motivo dessa relação não seja exatamente claro, os responsáveis pelo estudo dizem que um intenso sorriso no Facebook indica sinais do comportamento de uma pessoa na vida real.

[Olhardigital]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.